Vantagens do Alojamento Web Nacional

0
241
views

Portugal Flag

Uma das principais duvidas que poderá surgir aos webmasters normalmente é: “Onde alojar o meu site? Num alojamento nacional ou internacional?”. São infinitos os provedores de serviço de alojamento, tal como as ofertas comerciais.

No entanto, não há necessidade de se deixar seduzir pelo baixo custo de um alojamento num servidor internacional, pois apesar dos preços serem normalmente mais reduzidos, existem várias desvantagens em alojar o seu site num país com localização diferente do país do publico-alvo do seu site.

Hoje em dia, a diferença de preços entre os Web Hostings nacionais e internacionais já não é assim tão grande. Convêm que não se deixe seduzir também pelas empresas que dizem oferecer Tráfego ilimitado e Espaço ilimitado, pois para além de ser apenas uma estratégia de marketing, normalmente irá pagar muito mais do que aquilo que realmente necessita.

A geo-localização do seu site é um factor fundamental. Quanto mais próximo estiver o servidor do seu site do mercado em que se deseja posicionar, mais oportunidades terá de obter melhores resultados nos motores de busca para o seu publico-alvo.

Cada vez mais a velocidade de acesso ao seu site e a proximidade do servidor do seu publico alvo influenciam no posicionamento dos resultados nos motores de busca, sendo um factor bastante importante a nível de SEO. (A velocidade do site é importante para SEO).

Se por exemplo, tem uma loja online em que o publico-alvo são pessoas de nacionalidade Portuguesa, então a sua melhor opção será subscrever um plano de alojamento em servidores nacionais. Não só o acesso ao seu site será mais rápido, como também irá conseguir obter melhores posições para o seu site nos resultados dos motores de busca.

Os algoritmos dos motores de busca utilizam vários factores para classificar o posicionamento das páginas nos resultados, sendo um deles o endereço de IP do servidor onde está alojado o seu site, com a finalidade de garantir resultados geo-localizados. Desta forma se o seu site estiver alojado em Portugal, é provável que os motores de busca identifiquem o conteúdo deste como útil para os visitantes portugueses.

No Google por exemplo, tem a possibilidade de filtrar os resultados por “Páginas escritas em Português” que irão incluir sites do Brasil, dos PALOP e Portugal, enquanto que se filtrar apenas por “Páginas de Portugal“, irão ser apenas mostrados os resultados de páginas alojadas em Datacenter Nacional (Servidores com IP Português).

Para além disso é cada vez mais importante apostar em Domínios nacionais (country-code Top Level Domains), como por exemplo os .PT e .COM.PT, pois também começam a ter o seu peso nos motores de busca, para além de serem um factor que transmite alguma confiança adicional aos clientes.

Até mesmo grandes empresas e marcas internacionais, começam a utilizar ccTLDs para separarem os seus mercados locais.

Outra grande vantagem de alojar o seu site numa empresa nacional é o facto do suporte ser prestado na sua língua materna.

A maioria das empresas internacionais apenas prestam suporte em Inglês, o que se pode traduzir num grande inconveniente caso o cliente não domine minimamente a língua.

O contacto telefónico também é muito mais fácil devido ao Suporte em Português e também não terá que pagar taxas de chamadas internacionais. Neste ultimo caso, tem ainda a vantagem do horário de suporte telefónico coincidir com o seu fuso-horário.

Para finalizar, ao comprar em Portugal o serviço de alojamento para o seu site, estará também a ajudar o crescimento da economia nacional.