A verdade sobre o Tráfego Ilimitado

26
2014
views

BandwidthO Web hosting é um mercado extremamente competitivo e nada melhor que uma boa publicidade para atrair novos clientes, neste artigo vou falar de um tema em particular, o “alojamento com tráfego ilimitado“. Existem muitas empresas que oferecem “tráfego ilimitado“, no entanto esta jogada não passa apenas de uma estratégia de marketing e que muitas vezes não é tão lúcida como muitos clientes pensam.

Bandwidth ou Largura de Banda é a transferência de dados efectuada através do seu site ou servidor. A verdade é que Tráfego Ilimitado não existe e as empresas que o praticam ou estão a fazer overselling ou então protegem-se com Termos de Serviços (ToS’s) e Políticas de Utilização Aceitáveis (PUA’s) que limitam absurdamente a utilização do serviço aos clientes.

Por outro lado, as empresas podem também limitar a largura de banda por servidor, o que vai tornar a ligação ao seu site lenta caso todos os clientes nesse servidor abusem um pouco dele uma vez que “têm” tráfego ilimitado.

Cacti

Vejamos por exemplo um caso em que em 100% das hipoteses a sua conta seria suspensa devido ao excesso de consumo de recursos.

Imagine que é programador e desenvolveu um jogo ou uma distribuição Linux por exemplo. Utilizou o bittorrent para distribuir o software, mas como os seus colegas, amigos e membros da sua comunidade se queixavam que era um pouco lento, decidiu colocar o ficheiro no seu servidor de hosting para que estes o descarregassem via HTTP.

O ficheiro do software ocupa 1GB de espaço, ou seja, cada download será 1GB de tráfego. Agora imagine que durante o software se torna popular e durante o primeiro mês 10.000 pessoas fazem download dele. São 10TB de tráfego.

O que eu relatei acima não vai acontecer… muito antes de 10.000 pessoas façam download do ficheiro da sua conta de alojamento, a sua conta já estará suspensa.

Indignado, vai contactar o suporte do seu serviço de alojamento e irá receber algumas respostas como:

  • Nos Termos de Serviço não autorizamos ficheiros com mais de 10MB;
  • Nos Termos de Serviço informa-mos que o serviço serve apenas para páginas web e não disponibilização de ficheiros para download;
  • A sua conta de alojamento está a consumir recursos (neste caso a largura de banda) em excesso (apesar de ter tráfego ilimitado)

Existem até casos de músicos ou grupos musicais que vêem a sua conta de alojamento bloqueada por partilharem as suas próprias músicas, sendo acusados pela empresa de hosting de partilharem conteúdo protegido pelos direitos de autor.

Isto acontece todos os dias e os clientes pouco ou nada podem fazer, pois as restrições estão listadas nos documentos legais.

De notar que a largura de banda estará sempre limitada, seja pela ligação do DataCenter, pelo Hardware da Datacenter (Switchs e Routers), seja pelo contrato do provedor de serviço com a DataCenter ou até mesmo pelo Hardware do Servidor. Ninguém pode garantir tráfego ilimitado, pois é um valor “irreal”, tudo tem um limite.

Estas empresas vivem na esperança de que 90% dos clientes, não vão ter um uso significativo de tráfego e apenas vão comprar o serviço na ilusão de que têm “tráfego ilimitado”. Por vezes os clientes vão pagar muito mais por um plano com tráfego ilimitado na empresa X do que um com limites e na realidade, o plano na empresa Y com limite de tráfego chegar-lhe-ia perfeitamente. Para além disso estaria a poupar dinheiro e teria provavelmente um serviço com melhor suporte, qualidade e tempo de resposta.

Não se deixem enganar, o tráfego ilimitado não existe. Um destes dias irei também escrever um artigo sobre o “espaço ilimitado“.

Actualizado (26/08/2013): A WebTuga agora oferece Tráfego Ilimitado: Saiba como aqui.