Alojamento Web com Tráfego Ilimitado

3
279
views
Google Data Center & Network
Google Data Center & Network

Recentemente, durante uma das reuniões da nossa equipa de colaboradores, decidimos render-nos a uma tendência com já alguns anos que se verifica no mercado das soluções de alojamento web. Essa tendência é o que chamamos de “tráfego ilimitado“. O “tráfego ilimitado” foi um assunto bastante discutido internamente durante os últimos anos e só recentemente é que foi tomada a decisão de adoptar esse termo.

Para muitos será estranho o facto de termos adoptado o “tráfego ilimitado” nos nossos serviços, uma vez que anteriormente já tínhamos desvendado e criticado algumas vertentes associadas a esta tendência (Ver: A verdade do Tráfego Ilimitado).

Na realidade a nossa opinião relativamente ao “tráfego ilimitado” não mudou e continuamos a concordar que o tráfego ilimitado é algo que se for levado à letra, não existe. Quando falamos em algo que é “ilimitado”, é necessário apelar ao bom senso e tentar esclarecer aquilo que pretendemos transmitir ao utilizar essa palavra.

Após vários anos a verificar que esta tendência estava a invadir o mercado e que tinha chegado para ficar, tivemos que nos adaptar e sujeitar a uma nova realidade e dessa forma fornecer também tráfego ilimitado aos nossos clientes de forma a garantir a competitividade no mercado e a satisfação dos nossos clientes.

Assim, conforme pode ser verificado na nossa oferta comercial actual, oferecemos agora “Tráfego Ilimitado” nos nossos planos de alojamento, mediante uma Politica de Utilização Responsável, tornando-a mais apelativa para o cliente final.

Mas afinal o Tráfego ilimitado existe?

Como uma empresa séria e responsável, gostaríamos de esclarecer as razões que nos levaram a tomar a decisão de adoptar o “tráfego ilimitado” mantendo ao mesmo tempo a opinião de que o “tráfego ilimitado não existe”.

De forma a poder esclarecer melhor os nossos clientes e a adoptar esta política de uma forma correcta e o mais transparente possível para o cliente, decidimos indicar na nossa Política de Utilização Responsável qual o valor máximo de tráfego mensal que estimamos que um site possa atingir numa utilização normal do serviço.

Esses valores chegam a atingir até 4 vezes o limite que estava definido em cada plano antes da adopção do tráfego ilimitado, não sendo no entanto valores mandatórios, ou seja, mesmo que um determinado site de um cliente atinja o valor estabelecido, o site irá continuar a funcionar normalmente sem que lhe sejam colocados quaisquer limites ou que o mesmo seja desactivado.

Pelos dados recolhidos nos vários anos em que estamos no mercado, não prevemos que nenhum site atinja esses valores em condições normais. No entanto, caso o valor seja ultrapassado, a WebTuga garante que não colocará qualquer limite no acesso ao mesmo, de momento que este não leve à instabilidade dos serviços e/ou não prejudique os restantes clientes no mesmo servidor.

A verdade é que efectuamos alguns testes em determinados servidores previamente a esta alteração e não verificamos qualquer impacto ou aumento significativo no consumo do tráfego, tendo essa situação sido mantida após essa política ter sido implementada em todos os servidores.

Muito raramente verificávamos uma situação em que um determinado site consumia todo o tráfego alocado ao seu plano, no entanto isso acontecia. A razão pelo qual essa situação não era tão frequentemente devia-se não apenas ao facto do tráfego alocado ser normalmente suficiente, mas também porque os clientes recorriam a técnicas e tomavam opções para impedir que os consumos fossem ultrapassados, limitando muitas das vezes os conteúdos dos seus sites ou o acesso a determinadas visitas.

É certo que poderíamos ter optado por utilizar termos alternativos em vez de “tráfego ilimitado”, tais como “tráfego unmetered” ou “tráfego não contabilizado”, entre outros. No entanto, no nosso entender, o significado destes termos é o mesmo. “Tráfego ilimitado” é o termo padrão adoptado pelo mercado e para não confundir os nossos clientes, será esse o termo que iremos manter.

Vantagens para os Clientes

Garantimos a sua satisfação
Garantimos a sua satisfação

Para os nossos cliente esta alteração só lhes oferece vantagens, uma vez que não têm que se preocupar com os limites de tráfego que possam por exemplo ocorrer em determinadas épocas do ano devido ao aumento de visitas nos seus sites, beneficiando para além disso o cliente tradicional, que muitas das vezes não tem os conhecimentos técnicos necessários para poder avaliar se 25GB ou 500GB mensais é muito ou pouco tráfego.

Isto vai permitir que os nossos clientes não se tenham que preocupar por exemplo com aumentos de visitas nas suas páginas e/ou downloads/uploads de ficheiros e pacotes de manutenção através de FTP.

Os clientes sabem normalmente que vão necessitar à volta de x GB de espaço, no entanto o tráfego mensal do seu site pode ser bastante difícil de calcular e é muitas das vezes imprevisível, tendo em conta que pode haver um aumento espontâneo de consumo de tráfego devido a um aumento de visitas inesperado.

Muitas das vezes éramos questionados por e-mail e por telefone acerca do termo “Tráfego Mensal”, uma vez que os clientes não sabiam a que se referia. Ao mesmo tempo éramos também questionados acerca da razão pela qual limitávamos o Tráfego Mensal, uma vez que a maioria dos restantes fornecedores não tinham esse limite.

Desta forma, ao adoptar tráfego ilimitado na sua oferta comercial, a WebTuga consegue eliminar uma barreira na decisão do cliente e evitar que este tenha custos superiores ao optar por outro fornecedor com Tráfego Ilimitado, mesmo quando o seu site tenha um consumo muito baixo de tráfego mensalmente.

Conclusão

Como não acreditamos que a tendência do “Tráfego Ilimitado” mude nos próximos anos (muito pelo contrário), achamos que este era o momento exacto para nos adaptar-nos ao mercado de uma forma totalmente transparente e assim esclarecer através deste artigo as opções que tomamos para fazer esta transição o mais “politicamente correcto”.

A WebTuga, com vários anos no mercado e vários testemunhos da qualidade dos nossos serviços, tem neste momento uma infra-estrutura com capacidade para fornecer o serviço ao qual se compromete. Algo que há alguns anos não era de todo possível devido também aos limites apertados que nos eram impostos.

Num mercado tão saturado como o Web Hosting, é essencial que consigamos agradar aos nossos clientes e que continuemos a fornecer-lhes um serviço de qualidade e com total transparência do funcionamento.

Existem várias formas de fornecer um serviço, sendo umas mais honestas que as outras. A WebTuga optou por adiar esta decisão várias vezes, no entanto, estando reunidas todas as condições necessárias e não querendo a WebTuga ser a “ovelha negra” contra o tráfego ilimitado, optamos por nos render e por fornecer o serviço da forma mais honesta e simplificada possível.

Não temos por hábito a necessidade de esconder a nossa forma de funcionamento ou políticas nas letras mais pequenas dos Termos de Serviço ou Políticas de Utilização Aceitáveis/Responsáveis e por isso destacamos essa informação logo abaixo das tabelas de planos no nosso site, onde será também incluído uma hiperligação para este artigo.

Na verdade, tentamos manter esses termos o mais esclarecedores e acessíveis que nos seja possível, de forma a que o cliente consiga entender sem dificuldades aquilo que prezamos para que seja fornecido um serviço de qualidade e que ambas as partes envolvidas estejam protegidas.

Como explicado acima, o facto do limite de tráfego ter sido removido nos planos, não teve qualquer impacto visível nos consumos reais. No entanto irá certamente permitir que os clientes se sintam mais seguros, ao saber que podem atingir 100GB de tráfego sem qualquer problema, do que estarem limitados a 25GB de tráfego mensal e terem que fazer upgrade do serviço quando atingissem esse limite (Exemplo: Plano CloudBase).

Esperamos assim que este artigo consiga esclarecer as dúvidas dos nossos clientes mais curiosos e cépticos e que tenhamos conseguido transmitir as vantagens que esta mudança trouxe para os mesmos.

  • Pingback: A verdade sobre o Tráfego Ilimitado | Blog WebTuga()

  • Vitor Pereira

    Sem duvida que vos irei contactar para hospedar meu website quando o meu negocio estiver mais serio 🙂
    Gosto de pessoas honestas, e voces são-no a 100% 🙂

    Cumprimentos, esperem meu contacto em breve.

  • Ricardo Mecca

    Que enganaçao vender com tráfego ilimitado sendo que é uma mentira, não existe tráfego ilimitado