A verdade sobre o Alojamento com espaço Ilimitado

7
895
views

Antes de mais gostaria de informar que todos os leitores que comentarem este post irão receber uma conta de alojamento web com espaço e tráfego ilimitado gratuitamente e imagine só, um pires com figos descascados. No! Really… we’re just kiding 🙂

WebTuga Disk Space

Esta foi a forma mais descontraída que encontramos para começar este artigo. Já aqui falamos acerca do Alojamento com Tráfego Ilimitado e nesse artigo ficou prometido falar-mos acerca do Alojamento com espaço Ilimitado.

Hoje em dia a concorrência no mercado dos serviços de alojamento é tão grande que as empresas procuram sempre novas formas de angariar clientes, usando para isso técnicas de marketing cada vez mais ridículas, como é o caso da oferta do alojamento com espaço ilimitado.

Antes de mais, vamos começar por definir o termo “Ilimitado”. Segundo o Dicionário da Porto Editora disponível através do Infopédia, “Ilimitado” é um adjectivo proveniente do latim illimitátus e tem as seguintes definições:

  • que não tem limites; que não tem demarcações
  • que não tem restrições; total; absoluto
  • que não tem fim; infindo; imenso

A definição do dicionário diz tudo, algo ilimitado é algo que não tem limites e discos rígidos com espaço ilimitado é algo que ainda não está a ser fabricado. Mesmo recorrendo a outras técnicas para armazenamento de dados, é impossível ter espaço ilimitado, pois irá existir sempre um limite.

Nem mesmo o Google tem espaço ilimitado para os seus dados, para além de terem várias datacenters e milhares de servidores, eles continuam a ter um limite de espaço, estando provavelmente ainda muito longe de atingir os yottabytes (será? :D).

Terminal

Quando escolher o seu serviço de alojamento, não seja ingénuo e pense com lógica. Se não existe espaço ilimitado, então a empresa de hosting que promete o espaço ilimitado está a enganá-lo e provavelmente armazenar os seus dados importantes numa empresa que à partida o está a enganar, não será uma boa ideia.

O que normalmente acontece é que estas empresas, tal como para o tráfego ilimitado, têm uma Política de Utilização Aceitável bastante restrita no que toca ao uso do espaço em disco, como limitar o tamanho máximo dos ficheiros, proibir a utilização do serviço para alojar backups, não permitir bases de dados com mais do que um determinado tamanho e restringir o alojamento apenas a um determinado tipo de ficheiros e a uma determinada utilização.

Para além disso existem empresas que têm termos especiais para estes planos com espaço ilimitado, como por exemplo não permitir o uso de bases de dados, não ceder acesso FTP ou ter suporte a linguagens como PHP.

Não se deixe enganar por estas empresas com métodos de marketing obscuros. O WebTuga garante-lhe que ninguém neste planeta lhe pode actualmente garantir espaço de alojamento web ilimitado.

Deixe os seus comentários acerca deste assunto no nosso blog. Ajude-nos a desenvolver novas ideias para trazer para o nosso blog. Ficamos à espera da sua sugestão.