Qual escolher? Alojamento Windows ou Alojamento Linux?

0
382
views

LinuxUma das questões mais feitas pelos nossos clientes quando escolhem o seu serviço de alojamento connosco é que tipo de alojamento devem adquirir, se Alojamento Web Linux ou Alojamento Web Windows. Normalmente existem bastantes duvidas em relação a esta escolha; Esperamos neste artigo conseguir tirar todas as suas duvidas acerca deste assunto.

Alojamento Windows ou Alojamento Linux?

O maior factor de decisão para que opte por alojamento Windows ou Linux será a linguagem e as tecnologias utilizadas no seu site.

Os servidores Linux estão preparados normalmente com servidor Apache e permitem a execução de scripts em PHP, RubyOnRails, Python, Perl, CGI e JSP e suporte para base de dados MySql e PostgreSQL.

alojamento windows

Normalmente a maioria dos nossos clientes encontram no alojamento partilhado linux todas as ferramentas que necessitam para colocar o seu site online.

Existem no entanto clientes com exigencias mais especificas, em que necessitam de correr aplicações que utilizam tecnologias da Microsoft como é o caso da linguagem ASP e ASP.net ou utilizam bases de dados MS SQL e MS Access (ODBC).

Actualmente os nossos servidores de alojamento web partilhado Windows utilizam o IIS 7 como servidor web, sendo possível também correr aplicações PHP e utilizar servidor de base de dados MySql.

Outra das questões que o cliente coloca é em relação ao custo de uma solução web Windows em relação a uma solução web Linux. Normalmente o alojamento Windows é mais caro devido aos custos de licenciamento do servidor e das aplicações e também devido à exigência de uma gestão mais atenta e demorosa do que em relação a um servidor Linux.

Por exemplo, encontram-se soluções completas de servidor de e-mail em Linux gratuitamente, no entanto uma solução identica para servidores Windows pode ter custos bastante altos para o licenciamento, sendo este normalmente feito por número de contas de e-mail.

A nível de estabilidade e segurança, uma solução Linux aparenta ser a melhor opção, sendo disponibilizadas actualizações pouco tempo após terem sido encontradas falhas e normalmente não exigem a necessidade de efectuar reboot ao servidor, já em Windows as actualizações são mais demoradas.

Concluíndo: A menos que necessite de realmente utilizar tecnologias Microsoft, recomendamos a escolha de um plano de alojamento Linux, ficando assim com um serviço mais estável e poupando no investimento da solução.