Processo de Transferência de uma Conta de Alojamento

Alojamento Web SSD

Transferir WebTuga

Sempre que nos é possível, fornecemos suporte técnico pontual aos nossos clientes mesmo quando este transcende os serviços contratados. Uma das grandes vantagens de migrar o seu site para os nossos servidores é que a migração poderá ser feita gratuitamente por um dos elementos da nossa equipa técnica e de uma forma transparente para o cliente e visitantes do seu site, evitando downtimes desnecessários e perda de visitas.

1º – Transferir o Domínio

O primeiro passo a ser executado é a transferência do seu domínio da anterior Registrar para o WebTuga, sendo para tal necessário o código de autorização de transferência (EPPCode ou AuthCode) caso seja um top level domain genérico, ou então o número de processo e a senha para alteração de Entidade Gestora caso seja um domínio nacional .PT.

Temos actualmente já dois artigos no nosso blog que descrevem os passos necessários a efectuar para a transferência dos domínios:

Desta forma a nossa equipa técnica poderá efectuar as alterações técnicas necessárias sob o domínio a qualquer momento, sem a necessidade da sua intervenção.

2 – Reduzir TTL no Servidor DNS actual

DNS
De seguida vamos resolver um dos principais problemas numa mudança de servidor, ou seja, reduzir o tempo de propagação DNS. Para tal vamos aceder ao servidor DNS anterior, verificar o TTL (Time To Live) das entradas A existentes na zona DNS e optimizá-lo de forma a acelerar este processo de propagação.

Para aqueles que não sabem, o valor TTL é o tempo total de segundos que um cliente DNS irá manter as informações das entradas DNS em cache, antes de as verificar novamente no servidor DNS.

Por norma, para as entradas A de uma zona DNS, o valor de TTL tende para ter valores aproximados a 86400 segundos (24 horas) ou 14400 segundos (4 horas), dependendo do tipo de entrada.

Imagine por exemplo que o valor TTL da entrada A do domínio principal é de 24 horas (86400 segundos), terá no máximo que aguardar 1 dia até que os novos valores de TTL entrem em efeito.

Agora, para cada entrada A no servidor DNS, vamos reduzir o valor TTL de forma a que os clientes DNS verifiquem com mais frequência as entradas DNS. Vamos alterar para um valor mais baixo de forma a que a actualização e propagação DNS seja feita de uma forma mais rápida e eficaz. Substituímos o TTL actual por 300 segundos (5 minutos) de forma a garantir que da próxima vez que o cliente DNS verificar a entrada, irá ter um ciclo de verificação com mais frequência.

Posteriormente o cliente DNS vai apagar a cache para esses valores de 5 em 5 minutos e verificar os valores mais recentes assim que for feita uma consulta DNS.

3 – Concluir transferência de Domínio

Domain Transfer

Se no caso de domínios nacionais e transferências entre a mesma registrar, a transferência é um processo bastante rápido, já em registrars diferentes o caso muda totalmente, uma vez que este processo poderá demorar até 5 dias (ou mais).

O processo de transferência de um site pode ser feito mesmo ainda com o domínio em registrar diferente, no entanto quantos mais poderes sobre os recursos a nossa equipa técnica tiver, melhor é a eficácia da transferência.

Por norma aguardamos que seja concluída a transferência do domínio, aproveitando o tempo de demora deste processo para preparar os servidores DNS, fazer um levantamento dos dados a transferir e averiguar possíveis problemas que possamos encontrar durante a migração de conteúdos.

4 – Efectuar backup / Cópia de Segurança dos conteúdos

Backup

Após confirmada a conclusão da transferência do domínio para a nossa gestão, iremos prosseguir com a criação de um backup do conteúdo do servidor anterior.

Muitas das vezes os clientes que pretendem transferir os seus sites para a nossa infra-estrutura, estão já alojados em servidores com painel de controlo cPanel, o que facilita o processo de transferência uma vez que o cPanel permite criar um Backup Completo (full backup) da conta e restaurar em outro servidor em apenas alguns minutos e sem grande carga de trabalho.

No entanto, como nem todas as empresas fornecedoras de alojamento online fornecem o mesmo painel de controlo, é necessário por vezes proceder com a cópia de segurança do conteúdo manualmente, sejam estes ficheiros, bases de dados ou e-mails.

A nossa equipa irá fazer uma auditoria daquilo que é necessário e efectuará uma cópia de segurança directamente para o nosso servidor.

5 – Restaurar Backup

Restaurar Backup

Assim que for concluída a cópia e transferência de todos os dados (ficheiros e base de dados) será necessário restaurar as informações no nosso servidor.

Caso o backup seja de um servidor com cPanel, serão restauradas todas as informações como ficheiros, bases de dados, utilizadores mysql, sub-domínios, contas de e-mail e outras configurações relevantes.

Se por outro lado, o backup não tiver sido gerado num servidor que utilize painel de controlo cPanel, será necessário proceder ao restauro dos ficheiros, criação de base de dados MySql, respectivos utilizadores e importação da base de dados, alteração dos ficheiros de configuração de scripts para que liguem correctamente às bases de dados, criação de sub-domínios e criação de contas de e-mails.

Iremos também verificar se todas as entradas DNS estão configuradas correctamente, para o caso de por exemplo o cliente ter servidor de e-mail próprio, os MX records apontarem para o local correcto.

Normalmente na migração dos conteúdos de uma conta de alojamento, a parte em que poderão haver maiores complicações é a migração dos e-mails. No entanto a nossa equipa técnica é experiente no assunto e consegue dar a volta ao assunto, tal como iremos explicar no seguinte passo.

6 – Migração de E-mails / Sincronização com via IMAP com imapsync

Imap Sync

A migração dos e-mails quando se tratam de servidores com ferramentas diferentes, pode-se tornar bastante complicada. No entanto a nossa equipa técnica utiliza ferramentas adequadas e que possibilitam ultrapassar estas dificuldades.

Após migrar todo o restante conteúdo, a nossa equipa técnica irá alterar os dados de acesso a cada conta de e-mail no servidor anterior e criar essas mesmas contas no novo servidor. De seguida irá correr um script chamado imapsync que permite a sincronização de contas de correio eletrónico através de IMAP, fazendo uma cópia total de todos os e-mails de um servidor para o outro, incluíndo todas as caixas de correio.

7 – Alteração de Nameservers

Nameservers Change

Após todos os conteúdos restaurados no nosso servidor, a nossa equipa técnica irá proceder com a alteração dos nameservers do domínio e posteriormente alterar o IP das entradas A no servidor DNS antigo para o endereço de IP do nosso servidor.

Desta forma garantimos que a propagação leva o menor tempo possível a ser concluída, acelerando assim todo este processo.

8 – Conclusão da Migração

Finalmente a migração está concluída e a nossa equipa técnica irá apenas efectuar alguns testes de forma a averiguar que o seu site e os seus e-mails estão a funcionar correctamente. É feita uma cópia de segurança interna da conta migrada e são enviados os dados de autenticação ao cliente através de e-mail, informando-o de que o seu site foi migrado correctamente.

Apenas existe mais um pequeno passo a ser efectuado no nosso cluster DNS. Caso tenha sido feita uma migração cPanel <-> cPanel, iremos alterar o TTL das entradas DNS novamente para os valores originais e 86400 segundos (24 horas) e 14400 segundos (4 horas).

Este é o conjunto de processos executados pela nossa equipa técnica de forma a garantir a transferência dos seus serviços para os nossos servidores com zero-downtime e sem qualquer carga de trabalho para si.

2 COMENTÁRIOS

  1. boa noite,

    pretendo alojar um site que actualmente se encontra no hosting24. O servidor é muito pouco “joomla-friendly” e tive que efectuar bastantes alterações de código para corrigir bugs. Actualmente permite editar conteúdos, mas não atualizar software core, por exemplo.

    Neste sentido, opto pela instalação de uma plataforma joomla de raiz e dispenso o serviço de migração.

    O que e necessário efectuar para iniciar processo?

    comprar plano primeiro?
    que dados meus necessitam? dns do outro servidor? alguma permissão de transferência de domínio? já agora, há alguma forma de migrar apenas as contas de email?

    Até breve

    ana Margarida

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.