Transferir Domínios .PT

2
567
views

Este tutorial encontra-se desactualizado, por favor verifique o seguinte artigo: Transferir de Dominios .PT

Se já tem um domínio .PT registado e pretende transferir para outra empresa, como por exemplo a WebTuga, poderá seguir este guia. Na WebTuga a transferência do domínio, uma vez que não requer renovação imediata, é gratuita.

Efectuar Login no painel da DNS.PT

O primeiro procedimento a efectuar é autenticar-se no painel de controlo da DNS.PT onde poderá fazer a gestão dos seus domínios nacionais. Caso não tenha os dados de acesso ao painel DNS, deverá contactar a empresa onde registou o domínio ou obter o login de acesso DNS.PT utilizando o guia que se encontra na nossa base de conhecimento.

Caso não consiga obter os dados de login pelos meios anteriores, deverá contactar a FCCN indicando que é titular do domínio e que pretende obter acesso ao mesmo.

Assim que tenha os dados de login, bastará aceder normalmente a http://dns.pt pelo seu browser e efectuar a autenticação no formulário que se encontra na parte lateral direita do site, tal como indica a seguinte screenshot:

Transferir domínio FCCN

Painel de Domínios FCCN/DNS.PT

Uma vez que tenha colocado os seus dados de acesso correctamente, irá entrar no painel de controlo de domínio da DNS, onde encontrará na barra lateral esquerda informações como os seus dados e o Nic-Handle, opções para edição da ficha de identidade, alteração da password e fusão de contactos, pesquisa de contactos, criação de novos contactos, consulta de conta corrente, entre outras opções.

No conteúdo da página encontrará um formulário para “Pesquisa de novo domínio para registo” e outro para “Gestão de Domínios” que lhe permite filtrar os seus domínios actuais por Nome de domínio, Hierarquia, Estado ou Tipo de Contacto.

Neste caso para exemplo vamos utilizar o domínio “webtuga.com.pt”, para tal colocamos “webtuga” no campo Domínio e “.com.pt” no campo da Hierarquia e clicamos no botão Pesquisar. Em breves instantes irá aparecer abaixo desse formulário uma tabela com os resultados e com informações como “Nº Processo”, “Domínio”, “Hierarquia”, “Data Submissão”, “Estado/ Data Estado”, “ET” e “EG” como pode verificar na screenshot abaixo.

Transferir domínio DNS

Caso não saiba, os termos “ET” e “EG” significam Entidade Titular e Entidade Gestora. Poderá ainda encontrar o termo RT que se refere ao Responsável Técnico.

Agora clique no número de processo para aceder à ficha técnica de processo associada a esse domínio e prossiga com os passos deste guia.

Ficha de Processo de Domínio .PT

A ficha do processo do domínio é onde poderá encontrar todas as informações acerca do seu domínio, incluindo as opções de Entidade Titular, Opções de Entidade Gestora e as Opções de Responsável Técnico, bem como as Informações Técnicas, Notificações e Pedidos de Avaliação. Basicamente é onde poderá gerir o seu domínio de forma individual e verificar o histórico do mesmo.

Nesta página encontra novamente o número de processo que nos terá que enviar posteriormente, guarde-o e de seguida deverá clicar no link “Senha p/ alteração EG” nas Opções de ET:

Transferir domínio PT

Senha para alteração de Entidade Gestora

Nesta página tem a possibilidade de gerar uma senha para alteração da Entidade Gestora do seu domínio.

Transferir domínio Nacional

Para prosseguir deverá clicar no botão verde “Confirmar Alteração” para que seja gerada uma nova senha de transferência de EG.

Transferir domínio Portugal

Após clicar no botão, o browser irá apresentar a caixa de mensagem acima com uma senha gerada válida por 30 dias. Com esta senha e o número de processo de domínio, qualquer Entidade Gestora (Registrar Oficial ou não) poderá transferir o seu domínio para sua gestão.

Poderá consultar a senha a qualquer momento, bastando que para tal aceda novamente à página “Senha p/ alteração EG”.

Transferir domínio Registrar

Transferir Domínio Nacional .PT/.COM.PT

Agora que já efectuou todos os passos, pode efectuar a transferência do seu domínio gratuitamente para o WebTuga, bastando que para tal utilize o nosso formulário de “Transferência de Domínios” e nos indique o número de processo do domínio e a senha para alteração de Entidade Gestora.

Graças ao facto de sermos Registrar Oficial da FCCN/DNS, podemos oferecer os melhores preços para os domínios nacionais. Poderá poupar ao registar os domínios nacionais com a WebTuga.

Esperemos que este guia tenha esclarecido as suas duvidas e não hesite em deixar um comentário caso tenha alguma questão ou sugestão a dar.

  • Já transferi o ruicruz.pt.

    🙂

    Rui

  • Já transferi o ruicruz.pt