Como transferir um domínio para outra Registrar?

2
653
views

Transferência de Dominios

Hoje em dia é normal as pessoas efectuarem registos e transferência de domínios de uma Registrar para a outra, uma vezes devido ao custo dos domínios, outras devido à falta de confiança na Registrar anterior ou até mesmo devido à falta de suporte.

Para ajudar os nossos clientes a transferir os seus domínios para nós, deixamos aqui todos os passos e informações relevantes a ter no processo de transferência.

1 – Verifique se é possível transferir o seu domínio

Para que possa transferir o seu domínio, existem alguns pontos que deve ter em atenção:

  • O seu domínio tem que estar à mais de 60 dias registado na Registrar actual, caso contrário não poderá transferir para a nova Registrar;
  • O domínio não pode estar bloqueado para transferência. Por exemplo, se ao fazer whois obter o Status como clientTransferProhibited, não poderá efectuar a transferência para a sua nova Registrar. Deverá desbloquear o seu domínio no painel de controlo a que tem acesso ou então contactar a sua Registrar actual de forma a que eles lhe possam ajudar com o desbloqueio.
  • Verifique se o domínio não se encontra expirado.
  • Certifique-se que a informação de contacto associada ao seu domínio está correcta. Durante o processo de transferência ser-lhe-á enviado uma mensagem para o e-mail associado de forma a que possa confirmar a transferência.
  • Obtenha o Domain Secret/Auth Code/Epp Code de forma a que possamos dar início ao processo de pedido de transferência.

2 – Efectue o pedido de Transferência

Caso deseje efectuar a transferência em conjunto com a compra de um plano de alojamento, basta que ao efectuar a compra do plano seleccione a opção “Eu quero transferir o meu domínio para a WebTuga Hosting” nas Configurações do Produto e insira o seu AuthCode/Epp Code no campo do formulário.

No caso de apenas desejar efectuar a transferência do domínio, basta que seleccione o menu “Transferir Domínio” na nossa loja online e o restante processo será semelhante ao anterior.

3 – Início do processo de transferência

Após a confirmação do pagamento da encomenda, o WebTuga dará início ao processo de transferência.

O sistema irá tentar adquirir o e-mail do contacto administrativo através do WHOIS do domínio. Se não for possível verificar o domínio devido a problemas com a Registrar actual, a transferência poderá falhar.

Caso o sistema encontre o seu e-mail de contacto administrativo, então enviará um e-mail de aprovação que terá de ser aprovado em 5 dias ou então a transferência irá falhar.

Se a transferência de domínio for aprovada pelo e-mail, mas o domínio estiver bloqueado ou expirado, a transferência irá falhar.

Caso tudo corra como planeado, o processo de transferência irá ser considerado como aprovado pela Registrar e poderá avançar.

É possível que a sua Registrar lhe envie um segundo e-mail com informação relevante caso deseje cancelar a transferência.

Caso ignore este e-mail, o processo de transferência irá continuar como planeado e dentro de 5 a 7 dias o domínio estará na nova Registrar.

Existe ainda a possibilidade da transferência do domínio falhar, caso bloqueie o domínio durante a transferência.

4 – Informações adicionais

  • Este processo não é válido para todos os domínios. A transferência de domínios .PT por exemplo processa-se de uma forma diferente.
  • O processo de transferência pode demorar entre 5 a 7 dias, caso não exista nenhuma falha durante a transferência.
  • Durante a transferência é provável que não possa efectuar a alteração de certas informações.
  • Devido a muitas empresas utilizarem a mesma Registrar, sendo revendedoras da mesma, é possível que o processo de transferência seja diferente e mais simplificado entre empresas com a mesma Registrar.