WordPress 5.0

0
24
views

O WordPress 5.0 foi lançado ontem, dia 6 de Dezembro de 2018, apresentando várias correções e melhorias, assim como o novo editor Gutenberg que promete uma melhor experiência e flexibilidade na edição dos conteúdos utilizando blocos nas páginas e posts do seu site, à semelhança do que já ocorre hoje em dia em editores de páginas avançados como o Visual Composer / WPBakery, Beaver Builder e o Elementor, .

O Gutenberg é provavelmente uma das alterações que mais impacto tem no funcionamento dos sites que estão actualmente numa versão WordPress anterior, uma vez que vai mudar a forma com que as pessoas criam e editam as suas páginas e posts, criando no entanto incompatibilidade com alguns plugins da plataforma.

Editor Gutenberg no WordPress 5.0

Criticado por muitos e amado por outros, o Gutenberg é defendido pelos desenvolvedores do WordPress como uma mudança necessária de forma a garantir um melhor futuro para a plataforma.

A edição de páginas é feita agora de forma totalmente diferente, recorrendo a “blocos” de conteúdo, podendo assim escrever os artigos adicionando blocos de parágrafos, imagens, vídeos, galerias de fotos, widgets, entre outros. Veja abaixo um exemplo:

Esta é a primeira fase da introdução do Gutenberg, no entanto o objectivo será tornar o mesmo num editor de páginas completo, à semelhança de outros page builders que já existem para WordPress.

No entanto nem sempre é possível fazer mudanças no core de uma plataforma como o WordPress, que é utilizada em cerca de 30% de todos os sites na Internet, mantendo compatibilidade com tudo o que está desenvolvido para versões anteriores.

Por este motivo, será essencial que efectue um levantamento dos plugins que está a utilizar no seu site e confirme se estes têm compatibilidade com o Gutenberg, devendo numa situação ideal, configurar um ambiente de testes isolado do seu site que se encontra no servidor em produção.

Poderá dessa forma efectuar a actualização da plataforma para o WordPress 5.0 em ambiente de testes e certificar-se que a plataforma e os plugins que utiliza estão a funcionar correctamente sem incompatibilidades ou problemas.

Se não tem conhecimentos técnicos necessários para assegurar que esta actualização é feita sem provocar um impacto negativo no seu site, será recomendável que solicite o apoio da pessoa que desenvolveu o seu site.

Como alternativa, poderá também recorrer ao apoio da nossa equipa técnica através dos nossos Packs de Suporte Profissional, de forma a que possamos assim efectuar os testes necessários e garantir a compatibilidade do seu site com o WordPress 5.0.

Se está a pensar em criar um site em WordPress, poderá recorrer aos nossos planos de Alojamento Web para WordPress, sendo estes compatíveis e optimizados para esta plataforma.