Status Code de Domínios

0
349
views

ICANN

Como deve saber, os domínios têm várias fases, sendo estas fases definidas por códigos de estado que podem ser normalmente consultados através do WHOIS do domínio.

O WHOIS mostra quem é o responsável pelo domínio, assim como outras informações relevantes para diagnóstico base do domínio (verificação de nameservers). Para além dos contactos do titular do domínio e do registrant, é possível também verificar o estado do nome de domínio.

Cada domínio tem pelo menos um código de estado (status code), no entanto é possível que sejam verificáveis vários estados.

Os Status codes são úteis para determinar porque é que o seu domínio não está a funcionar, que seja quando o seu domínio está bloqueado para prevenir transferências de domínio não autorizadas ou quando um domínio expirou.

Os Status Code de um domínio variam conforme o protocolo utilizado pela Registry oficial. Existem dois protocolos principais para a gestão de domínios.

  • Registry Registrar Protocol (RRP)
  • Extensible Provisioning Protocol (EPP)

A FCCN/DNS.PT por exemplo, utiliza o protocolo EPP para o registo de domínios .PT e restantes domínios nacionais.

Neste artigo iremos fornecer-lhe alguma informação acerca dos diferentes códigos de estado de um domínio, os chamados “Domain Status Codes“, que lhe permitem saber qual o estado actual do domínio e as tarefas que pode executar em cada estado conforme o protocolo utilizado por esse Top-Level Domain (TLD).

Registry Registrar Protocol (RRP)

Este protocolo é desenvolvido pela NSI/Verisign. Existem 8 códigos de estado diferentes com valores definidos pela NSI/Verisign no Registry Registrar Protocol (RRP). Os dois Top Level Domains mais populares (.COM e .NET) e alguns country-code Top Level Domains utilizam estes códigos de estado. Os mais recentes TLDs como o .BIZ e .INFO utilizam os códigos de estado do Extensible Provisioning Protocol (EPP).

  • 1. ACTIVE – Este é o estado mais comum de um domínio e é definido pela Registry oficial. Um domínio no estado ACTIVE pode ser modificado e renovado pela registrar, o domínio será incluído na zona se este for delegado a pelo menos um nameserver.
  • 2. REGISTRY-LOCK – Um domínio com este estado código de estado não podem ser modificados nem eliminados sem que o estado Lock seja removido. O domínio será incluído na zona se este tiver sido delegado a pelo menos um nameserver e poderá ser renovado. Este estado não é muito comum e está normalmente associado a disputas legais durante o redemption period.
  • 3. REGISTRAR-LOCK – O domínio neste estado não pode ser modificado, eliminado ou transferido e apenas pode ser removido pela registrar. O domínio pode ser renovado e será incluído na zona, sendo este estado normalmente utilizado para prevenir transferências não autorizadas. Será normal a sua registrar manter esta opção activa por omissão.
  • 4. REGISTRY-HOLD – Um domínio com este status code não pode ser modificado ou eliminado pela registrar. A Registry terá que remover o estado REGISTRY-HOLD para que a registrar possa alterar o domínio. Apesar de o domínio não ser incluído na zona, este poderá ser renovado. Não é um estado muito comum, sendo utilizado quando um domínio está para ser eliminado ou quando este está a ser sujeito a uma disputa legal.
  • 5. REGISTRAR-HOLD – Quando um domínio está neste estado não pode ser removido ou modificado, pode no entanto ser renovado, mas não será incluído na zona. Para que isso seja possível, a registrar terá que remover o estado. Normalmente este estado significa falta de pagamento do domínio, expiração ou que o domínio encontra-se actualmente numa disputa legal.
  • 6. REDEMPTIONPERIOD – Este estado é definido pela Registry quando uma registrar pede a eliminação de um nome de domínio quando este esteve registado por mais de 5 dias. Caso o pedido de remoção for recebido durante os primeiros 5 dias de início de registo, o domínio será eliminado imediatamente. O domínio não pode ser modificado ou eliminado, apenas pode ser restaurado. O domínio irá ficar neste estado por um máximo de 30 dia.
  • 7. PENDINGRESTORE – Este domínio é definido pela Registry após a registrar pedir a restauração de um domínio no estado REDEMPTIONPERIOD. O domínio será incluído na zona, no entanto qualquer pedido da registrar para modificar o domínio será rejeitado. O domínio ficará a aguardar neste estado até que a registrar providencie a documentação necessária para o restauro do domínio. Caso a informação não seja fornecida dentro de 7 dias, o domínio irá reverter novamente para o estado REDEMPTIONPERIOD. Se a documentação for fornecida durante o período de 7 dias de restauro, o domínio será colocado como ACTIVE.
  • 8. PENDINGDELETE – Este estado é definido pela Registry após o domínio ter ultrapassado a fase do REDEMPTIONPERIOD e este não ter sido restaurado pela registrar. O nome de domínio não será incluído na zona e todos os pedidos efectuados pela registrar para alterar o domínio serão rejeitados. O domínio será eliminado e apagado da base de dados da Registry 5 dias após adquirir este estado. Após esse período, o domínio ficará disponível para registo por qualquer entidade.

Extensible Provisioning Protocol (EPP)

O protocolo Extensible Provisioning Protocol é utilizado pelas registries dos domínios .ORG, .BIZ, .INFO e .NAME. Existem diversos valores para estados de domínios que são únicos para registry. Os códigos do EPP status são muito mais fáceis de perceber que os códigos de estado do protocolo RRP.

O código de estado normal de um domínio operacional nas Registries que utilizam o protocolo EPP é “OK” ou “Active“. Todos os outros códigos de estado representam operações pendentes ou restrições relacionadas com o domínio. No protocolo EPP, a palavra CLIENT é equivalente a registrar no sistema RRP enquanto que a ausência do acrónimo CLIENT ou o uso da palavra SERVER refere-se à Registry.

Adicionalmente, é possível que por vezes múltiplos códigos de estado equivalham apenas a um único do protocolo RRP. A situação mais comum é quando um domínio se encontra com o estado bloqueado / locked.

Tabela de Equivalência Status Code EPP – RRP
EPP Status RRP Status
OK Status: ACTIVE
INACTIVE Status: ACTIVE
Status: INACTIVE
Status: TRANSFER PROHIBITED / CLIENT TRANSFER PROHIBITED
Status: ACTIVE
Status: TRANSFER PROHIBITED / CLIENT TRANSFER PROHIBITED Status: ACTIVE
Status: CLIENT RENEW PROHIBITED Status: ACTIVE
Status: PENDING TRANSFER Status: ACTIVE
Status: PENDING UPDATE Status: ACTIVE
Status: PENDING RENEW Status: ACTIVE
Status: PENDING DELETE Status: PENDINGDELETE
Status: HOLD / SERVER HOLD Status: REGISTRY-HOLD
Status: CLIENT HOLD Status: REGISTRAR-HOLD
Status: DELETE PROHIBITED / SERVER DELETE PROHIBITED
Status: UPDATE PROHIBITED / SERVER UPDATE PROHIBITED
Status: TRANSFER PROHIBITED / SERVER TRANSFER PROHIBITED
Status: RENEW PROHIBITED / SERVER RENEW PROHIBITED
Status: REGISTRY-LOCK
Status: LOCK / SERVER LOCK

Status: REGISTRY-LOCK
Status: CLIENT DELETE PROHIBITED
Status: CLIENT UPDATE PROHIBITED
Status: CLIENT TRANSFER PROHIBITED
Status: REGISTRAR-LOCK
Status: CLIENT LOCK

Status: REGISTRAR-LOCK
Status: REDEMPTION PERIOD

Status: REDEMPTIONPERIOD
Status: PENDING RESTORE

Status: PENDINGRESTORE

Este artigo cobre a informação para todas as possibilidades dos status codes dos nomes de domínios genéricos. Quando tiver dúvidas acerca dos status codes deverá verificar a informação disponibilizada aqui. Esperamos que esta informação seja útil para que aqueles que tenham domínios registados possam saber como gerir os seus domínios.