Novos gTLDs na WebTuga

1
241
views

O que são nTLDs, new TLDs, ou new gTLDs?

Business development - Hands holding seedling in a group

A ICANN – entidade responsável pela atribuição de nomes de domínios e números na Internet – decidiu possibilitar a criação de novos gTLDs (generic Top Level Domains / Domínios de Topo Genéricos).

O programa para Novos Domínios de Topo Genéricos vai trazer centenas de novas extensões de domínios que poderão ser registados ao longo dos próximos anos.

As entidades interessados puderam inscrever os seus pedidos para crição e gestão das novas extensões de domínios, seguindo um processo rigoroso que precedia a sua aprovação.

Estes novos domínios de topo (ou extensões de domínios) são conhecidos como nTLDs, new TLDs e/ou new gTLDs, ou seja, novos TLDs (em Português).

Quantos novos gTLDs vão ficar disponíveis?

No total foram recebidas mais de 1930 aplicações de organizações interessadas em gerir o seu próprio gTLD.

No entanto, apenas 1400 serão adicionados na zona raiz do DNS durante os próximos 3 anos e, muitos deles, vão representar marcas e nomes de empresas, não estando disponíveis para registo ao público.

Espera-se que cerca de 300 a 400 novas extensões de domínio tenham impacto relevante para o mercado dos domínios.

Porque é que os novos TLDs são importantes?

Podemos dizer que estes novos domínios de topo vão colmatar pelo menos 3 importantes necessidades para os mercados online.

A primeira será o facto de abrangerem categorias genéricas que os actuais TLDs existentes não cobrem, como por exemplo, os domínios de topo .MAIL, .SHOP, .BLOG, .MUSIC e .VIDEO.

Em segundo, teremos os novos domínios geográficos como .PARIS e .NYC, que vão permitir às empresas locais, comunidades e instituições a escolha de domínios mais apropriados e fáceis de memorizar, do que aqueles que existiam disponíveis até agora em outras extensões como .COM, .NET, etc.

Por ultimo, existem agora também muitos mais domínios de topo que representam comunidades, como por exemplo o .ECO, para aqueles que se interessam pelo meio ambiente e o .GAY para a comunidade gay.

Existe desta forma uma oportunidade enorme para que as empresas, instituições e comunidades consigam facilmente marcar a sua presença online com o pré-registo de nomes de domínios mais fáceis de decorar, mais curtos e personalizados.

Quando serão lançados os novos TLDs?

A ICANN já fechou contracto com dezenas de novas entidades registries para a gestão e delegação de novos gTLDs.

Os primeiros nTLDs foram delegados a 23 de Outubro de 2013 e os mesmos estão a começar a ser disponibilizados pelas Registries para registo, pelo que poderá solicitar-nos mais informações acerca do Pré-Registo destes novos domínios.

Abaixo deixamos uma lista actualizada a 6 de Dezembro de 2013, retirada do site da ICANN, com os new TLDs já delegados:

DATA nTLD REGISTRY
30 November 2013 .MENU Wedding TLD2, LLC
30 November 2013 .UNO Dot Latin, LLC
23 November 2013 みんな (xn--q9jyb4c) – Japanese for “everyone” Charleston Road Registry, Inc.
19 November 2013 .diamonds John Edge, LLC
19 November 2013 .tips Corn Willow, LLC
19 November 2013 .photography Sugar Glen, LLC
19 November 2013 .directory Extra Madison, LLC
19 November 2013 .enterprises Snow Oaks, LLC
19 November 2013 .kitchen Just Goodbye, LLC
19 November 2013 .today Pearl Woods, LLC
14 November 2013 .plumbing Spring Tigers, LLC
14 November 2013 .graphics Over Madison, LLC
14 November 2013 .contractors Magic Woods, LLC
14 November 2013 .gallery Sugar House, LLC
14 November 2013 .sexy Uniregistry, Corp.
14 November 2013 .construction Fox Dynamite, LLC
14 November 2013 .tattoo Uniregistry, Corp.
14 November 2013 .technology Auburn Falls
14 November 2013 .estate Trixy Park, LLC
14 November 2013 .land Pine Moon, LLC
14 November 2013 .bike Grand Hollow, LLC
06 November 2013 .VENTURES Binky Lake, LLC
06 November 2013 .CAMERA Atomic Maple, LLC.
06 November 2013 .CLOTHING Steel Lake, LLC
06 November 2013 .LIGHTING John McCook, LLC
06 November 2013 .SINGLES Fern Madison, LLC
06 November 2013 .VOYAGE Ruby House, LLC
06 November 2013 .GURU Pioneer Cypress, LLC
06 November 2013 .HOLDINGS John Madison, LLC
06 November 2013 .EQUIPMENT Corn Station, LLC
23 October 2013 شبكة (xn--ngbc5azd) – Arabic for “web/network” International Domain Registry Pty. Ltd.
23 October 2013 онлайн (xn--80asehdb) – Cyrillic for “online” CORE Association
23 October 2013 сайт (xn--80aswg) – Cyrillic for “site” CORE Association
23 October 2013 游戏(xn--unup4y) – Chinese for “game(s)” Spring Fields, LLC

Os nTLDs vão estar disponíveis para registo imediato?

Não. Conforme acontece normalmente com qualquer outro novo TLD que seja disponibilizado, algumas registries poderão não disponibilizar o registo ao público ou colocar restrições nos registos, e mesmo aqueles que sejam disponibilizados para registo ao público, estão pendentes de várias fases antes de se tornarem disponíveis para registo por qualquer pessoa.

Cada nTLD vai passar por um ciclo de fases de lançamento, que apesar de poder não ser exactamente igual em todos os gTLDs, deverá ser bastante semelhante.

Deixamos abaixo uma imagem que representa este ciclo de fases:

ntld_timeline

Período Sunrise

O Período Sunrise é um período limitado a pré-registos, sendo uma fase obrigatória para todos os novos gTLDs, sendo o período ideal para que os detentores de marcas protejam a sua identidade, registando os domínios nos respectivos gTLDs.

Todas as Registries são obrigatórias a ter um período Sunrise aberto apenas para detentores de registo válido de marcas no Trademark Clearinghouse (TMCH). Algumas registries poderão também oferecer um período Sunrise adicional com requisitos alternativos.

Independentemente do tipo de período Sunrise, será aplicada uma taxa de Sunrise por cada domínio.

Os períodos de Sunrise vão ter na maioria dos casos um processo de leilão, enquanto que outros serão fornecidos com base numa política “first-come, first-server” (Traduzido em Português: “o primeiro a registar, fica com o registo”).

Quando os registos Sunrise são alocados através de um leilão, estes são classificados como “End-Date Sunrise”. Os pedidos de domínios serão recolhidos durante o Período de Sunrise e posteriormente registados no fim do período. Os domínios que sejam solicitados por múltiplas pessoas ou entidades, serão alocados através de um Leilão no final do período Sunrise. Este período de Sunrise deve durar pelo menos 60 dias e pode ser iniciado sem qualquer notificação prévia.

Pelo contrário, num Período Sunrise baseado em “first-come, first-served”, também classificado como Start-Date Sunrise, deve durar pelo menos 30 dias, devendo a data de cada Período Start-Date Sunrise ser anunciada publicamente com pelo menos 30 dias de avanço.

Período Landrush

Cada Registry tem a possibilidade de definir um Período Landrush durante o processo de lançamento de um novo gTLD, não sendo no entanto esta fase obrigatória.

O período Landrush é bastante importante e permite o registo inicial de domínios que não são ou não podem ser registados como marcas.

Este período é iniciado após o Sunrise e geralmente acessível a qualquer pessoa, no entanto os domínios são fornecidos a um preço maior que o preço normal de cada domínio.

Os domínios poderão, durante o Período Landrush, ser igualmente alocados mediante um leilão ou com base em “first-come, first-served”, tal como acontece no Período Sunrise.

Domínios Premium

Cada Registry poderá reservar o direito de definir domínios Premium e vende-los ou leiloar os mesmos a preços mais altos. Os termos de reserva, preços, requisitos e métodos de alocação poderão variar dependendo da Registry.

Período General Availability (Disponibilidade Pública)

A fase de Disponibilidade Pública segue-se após todos os Períodos de Sunrise e Landrush. Quando o nTLD atinge esta fase, os registos debaixo deste novo domínio de topo tornam-se disponíveis para a primeira pessoa que o registar.

Durante os primeiros 90 dias do Período General Availability, as Registries devem fornecer “Trademark Claims” (Traduzido em Português: reivindicações de marcas). O período de reclamações não podem sobrepor-se ao Período Sunrise.

Trademark Claims é um serviço de notificação, obrigatório segundo a ICANN para todos os novos gTLDs, para alertar os detentores de domínios e detentores de marcas, acerca de possíveis infringimentos de Propriedade Intelectual.

Este serviço funciona da seguinte forma:

– Qualquer pessoa que tente registar um nome de domínio que coincida com um termo de marca registado na TMCH, irá receber uma mensagem de alerta;

– Se, após receber e aceitar a mensagem de alerta, a pessoa continuar com o processo de registo do nome de domínio, o detentor da marca irá receber uma notificação do registo do domínio, de forma a que este possa tomar uma decisão e agir conforme pretender.

A WebTuga está preparada para os novos TLDs?

Sim! A WebTuga tem acompanhado de perto todo o processo do programa dos novos domínios de topo.

Acreditamos que muitos dos novos gTLDs vão ser do interesse dos nossos clientes e por esse mesmo motivo, temos recolhido informações para os melhores procedimentos a adoptar na integração dos novos gTLDs.

A nível dos nossos serviços de alojamento, não deverá ser verificado qualquer problema, visto que neste momento toda a nossa infra-estrutura de hosting está preparada para as novas extensões, incluindo os domínios IDN.

Quantos novos TLDs vai a WebTuga oferecer para registo?

À semelhança do que já acontece com os domínios disponíveis actualmente, sejam eles gTLDs ou ccTLDs (Country-Code), onde oferecemos a possibilidade de registo em cerca de 100 extensões, pretendemos também possibilitar aos nossos clientes o registo ou pré-registo da maioria dos novos domínios nTLDs.

A WebTuga vai oferecer a possibilidade de Pré-Registo?

Sim! A WebTuga vai fornecer o serviço de Pré-Registo de domínios sob os novos gTLDs, possibilitando-lhe desta forma ser um dos primeiros a registar um domínio.

Os seus Pré-Registos são grátis e apenas terá que pagar pelos domínios que forem registados com sucesso! Poderá cancelar o Pré-Registo a qualquer momento. Durante o Pré-Registo, irá receber informação detalhada acerca das fases, preços e detalhes do new TLD.

Necessita de mais informações? Envie-nos um e-mail para domains [at] webtuga [dot] pt 🙂

  • Orlando

    Eu mesmo já registrei o meu