Impacto da Alteração do Domínio Principal (cPanel)

0
310
views

Dominios

Muitas das vezes os nossos clientes necessitam de alterar o domínio principal associado à sua conta de alojamento. Esta situação pode ocorrer devido ao cliente ter decidido optar por uma nova extensão para o domínio do seu site (site.com para site.pt), pelo facto do domínio anterior ter expirado e pretender associar um domínio que estava anteriormente alocado à conta de alojamento como domínio adicional, etc.

A alteração do domínio principal da conta de alojamento é possível, sendo autorizado pela WebTuga efectuar esta alteração 2 vezes por ano para cada plano. Este processo é efectuado mediante a solicitação através de Ticket de Suporte para o Dep. Técnico.

Existem no entanto alguns pontos que deverá ter em conta quando solicita esta alteração:

  1. Este processo poderá demorar vários minutos, dependendo do tamanho da sua conta de alojamento;
  2. Os usernames, passwords, ficheiros e bases de dados vão permanecer inalterados;
  3. As contas de e-mail que estavam criadas com o domínio antigo vão passar a ter o novo domínio (Exemplo: geral@site.pt -> geral@novosite.pt);
  4. Os sub-domínios associados ao domínio principal, vão agora estar definidos com o novo domínio (Exemplo: blog.site.pt -> blog.novosite.pt);
  5. Apesar de não serem feitas alterações nos dados, recomendamos que efectue um backup completo do seu site e faça o download do mesmo para o seu computador;
  6. Os ficheiros para ambos os sites deverão ser posteriormente movidos de forma a que estes sejam colocados nas directorias raiz (home root) designadas para cada um dos domínios.

    Irá necessitar de mover os ficheiros referentes ao novo domínio para a directoria public_html e os ficheiros do site anterior que se encontravam na public_html, deverão ser movidos para a sub-directoria que definiu como directoria raiz para o domínio adicional referente ao domínio antigo.

    Uma vez que este processo poderá necessitar que sejam alteradas configurações nos ficheiros das plataformas que utiliza nos seus sites, esta alteração ficará a cargo do cliente.

    O novo domínio principal irá apontar para a directoria public_html da sua conta de alojamento, enquanto que o domínio antigo deverá ser adicionado como Domínio Adicional no cPanel, podendo escolher você próprio a directoria de raiz.

  7. Qualquer redireccionamento ou configuração DNS que tenha sido previamente configurada nos domínios, será removida, sendo necessário editar novamente as zonas DNS caso necessite de alguma configuração especifica;