Fases de um Domínio Expirado

2
468
views

WebTuga Domínios Expirados

Após um domínio expirar, este passa por várias fases antes de ser eliminado na sua totalidade. Em vez de um domínio expirado ficar imediatamente disponível para novo registo por outra pessoa, as Registrys mantêm um tempo.

Renewal Grace Period

Após expirar, a Registrar altera os nameservers do domínio ficando este a apontar normalmente para uma página de parking. Este período tem uma duração de 30 dias e durante esta fase o actual detentor do domínio terá a possibilidade de o renovar.

Se pretende manter o domínio e se esqueceu de renovar antes deste expirar, deverá renovar durante esta fase. Passado os 30 dias, o domínio entrará numa nova fase, chamada de Redemption Period.

Redemption Period

Após os 30 dias do Renewal Grace Period, o domínio passa a uma nova fase chamada de Redemption Period. Esta fase tem também a duração de 30 dias e permite o detentor do domínio renova-lo, sendo normalmente necessário pagar uma taxa especifica à Registrar. Ao entrar nesta fase todas as zonas associadas a este domínio nos global DNS serão apagadas.

Pending Delete

Adicionalmente, após os 60 dias das fases Renewal Grace Period e do Redemption Period, existe ainda a fase de Pending Delete.

Quando um domínio está nesta fase, ninguém o pode renovar e/ou registar pois este ainda não está disponível para registo publico por parte da Registry. Após esta fase de 5 dias, o domínio irá voltar a estar disponível para registo publico por qualquer pessoa.

Apesar de normalmente serem estes os processos, as fases podem variar conforme o Top Level Domain ou as regras da Registrar ou da Registry responsável pela gestão desse domínio de topo. Deverá consultar a informação disponibilizada pela sua Registrar em relação a este assunto.