O que é uma Domain Registrar?

0
173
views

Registry Domains

Já aqui tínhamos falado acerca do que é uma Domain Registry, no entanto para além das Registrys existem também as Domain Name Registrars.

Apesar das Registrys serem as responsáveis pela manutenção dos domínios abaixo de uma TLD, no caso dos domínios genéricos (gTLD – generic Top Level Domains), estas não estão autorizadas a vender directamente ao cliente final, sendo este processo feito pelas Registrars.

As Registrar são as responsáveis pela venda ao cliente final ou a revendedores dos domínios. Imagine por exemplo que pretende transferir um domínio para outra empresa, provavelmente essa transferência irá implicar a mudança de Registrar e para tal será necessário obter o AuthCode/EPP Code do domínio.

Abaixo segue um esquema que o ajuda melhor a perceber como funciona e quem são as entidades por detrás dos domínios genéricos.

Registo de Domínios

Como pode ver, os domínios antes de serem “entregues” ao cliente final, passam por várias entidades. Se uma das entidades de topo aumenta as suas taxas, as seguintes irão obrigatoriamente que aumentar os preços, o que vai ter um impacto no cliente final.