Já anteriormente tínhamos fornecido instruções sobre como alterar o ficheiro hosts no macOSx e tivemos óptimo feedback dos nossos clientes.
Como o sistema operativo Windows ainda continua a ser um dos mais utilizados em computadores pessoais, decidimos agora deixar aqui as instruções para o fazer em Windows.
Caso não saiba qual a utilidade do ficheiro hosts, nós explicamos. Quando existe uma alteração de IP de umas das zonas DNS de um determinado domínio, é necessário aguardar que esta propague pelos DNS Servers.
Numa migração de servidor, por exemplo, é por vezes necessário confirmar se os sites ficaram a funcionar correctamente. Assim altera-se o ficheiro hosts de forma a alterar o mapeamento do hostname para outro IP, podendo-se assim aceder a um determinado domínio pelo novo IP.
Existem duas formas de se efectuar esta alteração, sendo que lhe vamos demonstrar aquela que é identica a todas as versões do Windows.
Microsoft Windows 7
- 1 – Aceda ao Menu Iniciar > Todos os Programas > Acessórios;
- 2 – Clique com o botão direito do rato no “Bloco de Notas” e depois seleccione em Executar como Administrador;
- 3 – Aceite a execução do programa na janela do User Account Control (UAC) caso apareça;
- 4 – Clique em Ficheiro -> Abrir;
- 5 – Altere o filtro de ficheiros de “Documentos de Texto (*.txt)” para “Todos os Ficheiros (*.*)”;
- 6 – Navegue até à directoria “C:\Windows\System32\Drivers\etc”;
- 7 – Seleccione o ficheiro “hosts” e clique em “Abrir”;
- 8 – Deverá adicionar agora uma linha a esse ficheiro contendo o IP e o hostname. Neste exemplo queremos que o domínio webtuga.com aponte para o IP 80.172.225.20;
- 9 – Feche o Bloco de Notas e salve as configurações;
- 10 – Execute a Linha de Comandos do Windows através do Menu Iniciar > Todos os Programas > Acessórios;
- 11 – Corra o comando “ipconfig /flushdns” para efectuar Flush à cache DNS;
- 12 – Efectue o comando “ping webtuga.com” (substituindo webtuga.com pelo hostname em questão) e verifique se o domínio já responde através do novo IP, através do output desse comando;

O ficheiro hosts poderá ser muito útil, não só em migrações mas também para desenvolvimento web no servidor local com o próprio domínio. Fique atento, em breve publicaremos mais tutoriais do seu agrado!
Há forma de resolver isso sem login de Administrador?