Muitas das vezes são feitos ataques ao ficheiro hosts (no Windows) de forma a levar os utilizadores a um outro site que não o original, sendo uma das técnicas de phishing utilizada por muitos hackers.
Neste caso a necessidade de alterar o ficheiro hosts é apenas para verificar se o restauro de um site para um outro servidor foi feito correctamente antes de efectuar alterações directamente nos nameservers.
No caso do macOSx o ficheiro hosts encontra-se em /private/etc/hosts e para alterar é necessário ter acesso root/sudo. Vamos utilizar o seguinte comando no Terminal do macOSx:
sudo nano /private/etc/hosts
Ser-lhe-á pedida a password do root e posteriormente terá acesso ao editor de texto nano com o ficheiro hosts já aberto. Ai irá encontrar já alguns exemplos, como pode ver aqui nesta screenshot:
Neste caso adicionamos as seguintes linhas de forma a que o endereço phpbbportugal.com aponta-se para o IP 195.22.18.41:
195.22.18.41 phpbbportugal.com
195.22.18.41 www.phpbbportugal.com
Agora salve o arquivo e saia do editor, para tal pressione ctrl+x, escreva “y” para confirmar que deseja salvar o arquivo e pressione enter para salvar o arquivo com o mesmo nome.
Após este passo, deverá fazer flush à cache dns do macOSx Leopard (Atenção: No macOSx Tiger o comando para efectuar Flushdns é diferente), para tal executamos o seguinte comando:
dscacheutil -flushcache
Agora quando digitar phpbbportugal.com, o domínio irá apontar directamente para o servidor 195.22.18.41.
Esperamos que este artigo seja útil para que possa aceder ao seu domínio num servidor, mesmo que os servidores DNS não apontem para o IP do mesmo.
[…] anteriormente tínhamos fornecido instruções sobre como alterar o ficheiro hosts no macOSx e tivemos óptimo feedback dos nossos […]