Editar ficheiro hosts em MacOSx

1
446
views

MacOSxO ficheiro hosts contem as informações de mapeamento de hostnames para IPs. Caso digite um endereço no seu browser, este irá verificar no ficheiro hosts se existe algum tipo de entrada relacionada a esse endereço, caso contrário irá efectuar uma pesquisa pelo IP correspondente utilizando os servidores DNS definidos no sistema.

Muitas das vezes são feitos ataques ao ficheiro hosts (no Windows) de forma a levar os utilizadores a um outro site que não o original, sendo uma das técnicas de phishing utilizada por muitos hackers.

Neste caso a necessidade de alterar o ficheiro hosts é apenas para verificar se o restauro de um site para um outro servidor foi feito correctamente antes de efectuar alterações directamente nos nameservers.

No caso do macOSx o ficheiro hosts encontra-se em /private/etc/hosts e para alterar é necessário ter acesso root/sudo. Vamos utilizar o seguinte comando no Terminal do macOSx:

1
sudo nano /private/etc/hosts

Ser-lhe-á pedida a password do root e posteriormente terá acesso ao editor de texto nano com o ficheiro hosts já aberto. Ai irá encontrar já alguns exemplos, como pode ver aqui nesta screenshot:

hosts macosx

Neste caso adicionamos as seguintes linhas de forma a que o endereço phpbbportugal.com aponta-se para o IP 195.22.18.41:

1
2
195.22.18.41 phpbbportugal.com
195.22.18.41 www.phpbbportugal.com

Agora salve o arquivo e saia do editor, para tal pressione ctrl+x, escreva “y” para confirmar que deseja salvar o arquivo e pressione enter para salvar o arquivo com o mesmo nome.

Após este passo, deverá fazer flush à cache dns do macOSx Leopard (Atenção: No macOSx Tiger o comando para efectuar Flushdns é diferente), para tal executamos o seguinte comando:

1
dscacheutil -flushcache

Agora quando digitar phpbbportugal.com, o domínio irá apontar directamente para o servidor 195.22.18.41.

Esperamos que este artigo seja útil para que possa aceder ao seu domínio num servidor, mesmo que os servidores DNS não apontem para o IP do mesmo.