Dicas para o Registo de Domínios

0
381
views

Dicas Domínios

Registe vários Top Level Domains

Se está realmente a pensar em desenvolver um projecto sério à volta do seu site, o melhor será mesmo registar o domínio em vários Top Level Domains. Registe os domínios genéricos (.com, .net, .info, .org) e depois aqueles específicos e locais, como por exemplo os .com.pt e .pt.

Escolha um nome simples

Deverá escolher um nome simples composto com uma ou duas (três no máximo) palavras do dicionário ou acrónimos que sejam mais fáceis para as pessoas decorarem. Evite a junção de vogais e não separe o domínio por hífens. Um bom exemplo disso é WebTuga (Web + Tuga).

Evitar estrangeirismos

Apesar do inglês ser uma língua universal, se o seu site serve para gerir e divulgar um negócio local, o melhor será mesmo evitar a utilização de termos noutras línguas na constituição do domínio, uma vez que nem todos os seus possíveis compradores terão a formação necessária para compreender o nome do domínio e tão pouco vão conseguir decorar tão facilmente o nome do domínio.

Evite utilização de caracteres dos diferentes alfabetos

Apesar de já ser possível o registo de domínios com caracteres em diferentes alfabetos, o melhor será substituir os caracteres por aqueles presentes no teclado QWERTY, evitando cedilhas e acentuação ou outros caracteres específicos dos vários alfabetos. A sua utilização irá provavelmente confundir o utilizador e este acabará por não conseguir aceder ao seu site.

Domínios com números

Deverá ter em conta que a maioria dos Top Level Domains não permite domínios apenas constituídos por números. Poderá sempre optar por utilizar o número por extenso.

Domínios Nacionais

Antes de efectuar a encomenda de um domínio .PT deverá ter em atenção que é necessária uma base para o registo do mesmo segundo a regulamentação da FCCN.

Nomes de Marcas nos Domínios

De forma a evitar problemas judiciais, deverá evitar o registo de domínios que contenham o nome ou semelhanças fonéticas de marcas ou empresas conhecidas. Tente ser o mínimo criativo, isso irá poupar-lhe algumas dores de cabeça.

Domínios já registados

Os melhores domínios já estão registados, mas não desista. Muitas das vezes não é rentável contactar o actual detentor ou iniciar um processo judicial para obter um domínio.

Verifique se o domínio é mesmo seu

Após registar o domínio junto de uma empresa, deverá verificar a base de dados WHOIS e confirmar que os seus dados constam como Titular do domínio. Muitas das empresas registam o domínio não em nome do cliente, mas sim em nome da própria empresa, o que poderá vir a trazer problemas no futuro caso queira transferir ou recuperar o domínio. Uma vez que é você quem paga o domínio, este deve ser registado no seu nome.