ICANN anúncia os primeiros ccTLDs IDN

0
104
views

ICANN

Num comunicado datado de 5 de Maio de 2010, a ICANN, entidade responsável pela gestão e atribuição de nomes de domínios e endereçamento de IPs, anunciou a disponibilidade dos primeiros Internationalized Domain Names sob os country-code Top Level Domains.

A implementação dos IDN, irá permitir o registo de domínios com letras de alfabetos para além do latino, possibilitando assim uma maior internacionalização do espaço ao qual chamamos de Internet e um aumento significante do número de domínios disponíveis.

Como nem todos os computadores estão preparados para os caracteres de dicionários não latinos, a ICANN preparou uma página (url) onde pode verificar se o seu computador/browser aceita os caracteres correctamente.

Os primeiros países com alfabeto não-latino a implementar o IDN nos seus ccTLD são:

  • Egipto: مصر
  • Arábia Saudita: السعودية
  • Emirados Árabes Unidos: امارات

Outros países que deverão em breve ter disponíveis a implementação do IDN são a Rússia, China, Jordania, Sri Lanka e Tailândia. Este é certamente um momento de avanço na Internet que irá possibilitar às empresas focarem-se na localização dos seus sites e assim conseguirem atrair mais facilmente clientes dos seus países.

Pode ler o anúncio oficial no site da ICANN e ler mais informações na Wiki criada para o IDN.