[cPanel] Como criar redireccionamentos de e-mail

0
185
views

cPanel LogoMuitas das vezes as empresas necessitam de criar vários e-mails que depois são redireccionados apenas para um e-mail ou então redireccionar todos os e-mails de um domínio para os equivalentes de um outro. Existe ainda quem necessite de tratar os e-mails utilizando um script, para tal terá que utilizar a opção Pipe.

Graças à simplicidade do cPanel, é bastante fácil configurar os redireccionamentos de e-mail / mail forwarding e assim controlar melhor para onde é que os e-mails serão reencaminhados após a recepção no servidor.

Configurar redireccionamento de e-mail

cPanel Mail Forwarding

A configuração de reencaminhamento de e-mails no cPanel está disponível através do menu Redireccionamentos da secção Correio do cPanel. Clique no icon caso pretenda configurar o seu reencaminhamento de e-mail.

Redireccionamento de Conta de Correio

Irá agora aceder a uma página separada em duas secções, uma para Redireccionamento de Conta de Correio e outra para Redireccionamento de Domínio de Correio onde poderá verificar e gerir todos os redireccionamentos actuais, assim como criar novos redireccionamentos.

Clique no botão “Adicionar novo Redireccionamento” e irá deparar-se com o seguinte formulário:

Mail Forwarding

Neste formulário terá que indicar no primeiro campo qual o endereço de e-mail a que este redireccionamento vai ser aplicado e posteriormente que tipo de redireccionamento vai ser criado.

Nos mails forwards, poderá escolher entre os seguintes tipos de redireccionamento:

  • Redireccionar para um outro endereço de e-mail
  • Descartar os e-mails recebidos com uma mensagem de erro definida ao remetente

É ainda possível definir algumas opções avançadas em relação ao que acontecerá aos e-mails após terem sido redireccionados.

  • Redireccionar para outro utilizador do sistema
  • Fazer Pipe a um script, ou seja, o output dos e-mails é descarregado por um script que depois poderá executar uma determinada acção
  • Descartar os e-mails

cPanel Lista de Forwards

Redireccionamento de e-mail de um Domínio

Existe ainda a possibilidade de redireccionar todos os e-mails de um domínio para outro. Apenas tem que indicar o domínio para onde os domínios serão redireccionados e todos os e-mails serão entregues no novo domínio.

Vídeo – Como redireccionar e-mails no cPanel

De forma a finalizar este artigo, segue abaixo um vídeo oficial do cPanel que demonstra como configurar os redireccionamentos no domínio.