Para registar um domínio .PT é necessário a indicação de vários contactos, tendo cada um a sua função.
Entidade Titular
A Entidade Titular de um domínio é uma pessoa singular ou colectiva que assume a titularidade do domínio, ou seja, é o dono oficial do domínio. Cabe ao Titular a escolha do domínio e assumir a responsabilidade do mesmo.
O titular pode indicar uma entidade para gerir o processo de registo/manutenção, ou optar por assumir, ele próprio, essas tarefas, efectuando o registo de utilizador online.
No caso de se tratar de pessoa colectiva, deve ainda indicar o nome completo de uma pessoa singular a contactar em caso de necessidade.
Entidade Gestora
A Entidade Gestora de um domínio é o contacto responsável pela gestão do processo de registo/manutenção do domínio.
Nesta medida, deverá fornecer e manter actualizados os dados fornecidos aquando do registo, quer para questões administrativas/financeiras quer para as questões técnicas, não tendo a FCCN qualquer tipo de responsabilidade por dificuldades de contacto resultantes da não actualização ou incorrecção destes dados.
A entidade gestora poderá ser uma entidade com estatuto de agente de registo (registrar) junto da FCCN, conforme lista disponível em no site oficial da DNS. A WebTuga é uma Registrar oficial da FCCN.
Responsável Técnico
O Responsável Técnico é o contacto responsável pela administração técnica da zona DNS sob o domínio, responsabilizando-se pela configuração dos hosts nesse mesmo espaço de endereçamento do domínio.
Deverá ter conhecimentos técnicos, disponibilidade para receber e avaliar relatórios sobre problemas e, se for o caso, tomar as acções necessárias para os resolver.
O responsável técnico será devidamente notificado dos problemas de natureza técnica que decorram do processo de registo/manutenção do domínio.
Para além das informações indicadas no registo, deverá ser possível contactar o responsável técnico através da mailbox especificada no “SOA resource record” que, por isso, deverá estar activa.