Como e onde denunciar SPAM

1
680
views

Denunciar SpamComo é do conhecimento geral, todos os dias a maioria das mensagens de correio que recebemos são puro lixo, muitas delas sendo mesmo classificadas como SPAM / Correio Electrónico Não Solicitado.

A maioria das mensagens de Mail Marketing que recebemos não são solicitadas, isto porque as empresas que praticam estes actos compram bases de dados de e-mail e enviam campanhas de mail sem que o utilizador tenha aceitado explicitamente receber essa subscrição.

Este é um acto criminoso, mas bastante comum na Internet e que é um grande problema para as empresas de serviços online.

Caso receba uma mensagem de e-mail não solicitada deverá denunciar às autoridades responsáveis e ao provedor de serviço do servidor de onde a mensagem foi enviada. Para tal deverá seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Obter cabeçalhos da mensagem

Através do seu cliente de e-mail ou webmail, deverá ter opções que lhe permitam verificar os cabeçalhos completos ou o código-fonte (source) do e-mail recebido. Desta forma poderá saber de que servidor foi realmente o e-mail enviado.

Passo 2 – Registe-se nos serviços de Blacklist (Listas Negras)

Existem vários serviços que disponibilizam listas de servidores que foram reportados pelo envio de SPAM. Estas listas são publicas e utilizadas por administradores de sistemas/rede e por sistemas de filtros anti-spam para identificar e bloquear possíveis mensagens de SPAM.

Estas listas são chamadas de RBLs (Real-time Blackhole List) e são geradas por várias entidades internacionais, cada uma mantendo critérios especificos para o bloqueio e desbloqueio de endereços de IPs nas suas listas. Alguns dos RBLs mais conhecidos são:

  • SpamCOP
  • Sorbs DNSBL
  • Sorbs SPAM
  • CBL
  • SpamHaus SBL
  • SpamHaus PBL
  • SpamHaus XBL
  • NjaBL

Poderá identificar o IP do servidor de onde foi enviado o SPAM e reportar nestes serviços a situação. Para além disso deverá contactar o ISP que gere a gama de IPs.

Passo 3 – Denunciar às Entidades de Protecção de Dados

Assim que identifique o endereço de IP e a entidade que lhe enviou SPAM, poderá também recorrer às organizações publicas de protecção de dados para denunciar os actos criminosos cometidos pelas entidades que praticam o SPAM.

Portugal
Organização: Comissão Nacional de Protecção de Dados
Website: http://www.cnpd.pt/

Espanha
Organização: Agencia Española de Protección de Datos
Website: https://www.agpd.es

França
Organização: CNIL – Commission nationale de l’informatique et des libertés
Website: http://www.cnil.fr/

Italia
Organização: Italian Naming Authority
Website: http://www.nic.it/

China
Organização: China Internet Association Anti-Spam Center
Website: http://www.anti-spam.cn/

Caso identifique algum site a enviar SPAM a partir de servidores dentro da infra-estrutura do WebTuga, poderá também enviar um e-mail para o abuse@webtuga.pt e certamente iremos averiguar a situação.

Poderá ler mais informações acerca deste assunto no nosso artigo anterior sobre “SPAM“.

  • LCharlles

    Como reportar através de links de sites SPAMERS?