WebTuga participa no World IPv6 Day

0
257
views

World IPv6 Logo

Com a alocação das ultimas gamas de IPv4 aos Regional Internet Registries (AfriNIC, ARIN, ARINIC, LACNIC e RIPE), a necessidade de acelerar a implementação do IPv6 é cada vez mais importante.

O protocolo IPv4 utiliza endereços 32-bit, limitando a disponibilidade dos endereços a 4,294,967,296. Atingir este limite não seria fácil, no entanto o grande aumento de dispositivos móveis com acesso à Internet fez com que este limite fosse facilmente atingido.

IPv6 World Day Mark

A versão 6 do Protocolo de Internet (IP – Internet Protocol) chamada de IPv6, tem entre outras características, um número muito mais elevado de endereços de IP, uma vez que utiliza endereços de 128 bits comparando com os endereços de 32 bits do IPv4.

Desta forma existem 340,282,366,920,938,463,463,374,607,431,768,211,456 endereços de IPv6 possíveis. Por extenso este número em inglês é pronunciado da seguinte forma:

Three hundred and forty undecillion, two hundred and eighty-two decillion, three hundred and sixty-six nonillion, nine hundred and twenty octillion, nine hundred and thirty-eight septillion, four hundred and sixty-three sextillion, four hundred and sixty-three quintillion, three hundred and seventy-four quadrillion, six hundred and seven trillion, four hundred and thirty-one billion, seven hundred and sixty-eight million, two hundred and eleven thousand, four hundred and fifty-six.

Em Português é provavelmente algo ainda mais engraçado de pronunciar. É realmente um número bastante grande e que será suficiente.

Os endereços de IPv6 são escritos em 8 grupos de dígitos hexadecimais separados por dois pontos.

ipv6 stats

O World IPv6 Day (Dia Mundial do IPv6) é uma iniciativa que tem como objectivo colocar à prova todas as tecnologias e infra-estruturas dos Internet Service Providers de forma a testar o funcionamento das implementações do IPv6 e motivar as organizações desta industria a preparar os seus serviços e produtos para o IPv6, garantindo uma transição pacifica à medida que os endereços de IPv4 esgotam.

O Google, Yahoo e o Facebook, bem como a Akamai, responsável pela distribuição mundial de uma grande parte dos conteúdos online de sites populares, fazem parte desta iniciativa.

A WebTuga, responsável por uma infra-estrutura constituída por servidores que suportam milhares de sites, tem testado a implementação do IPv6 na sua rede e é orgulhosamente uma participante do World IPv6 Day.

Hoje grande parte do nosso site está disponível em simultâneo (dual-stack) via IPv4 e IPv6, incluindo a Área de Clientes, Centro de Suporte e o nosso Blog.

Validação IPv6

Site WebTuga.PT:


ipv6 ready

Blog WebTuga.PT:


ipv6 ready

Área de Clientes WebTuga:


ipv6 ready

Centro de Suporte WebTuga:


ipv6 ready

Implementar IPv6 à escala global é vital para a Industria da Internet, no entanto é necessário que vários players do mercado colaborem na actualização das infra-estruturas e no desenvolvimento de plataformas compatíveis. É também necessária a formação das equipas técnicas e dos utilizadores dos serviços, sendo para isso bastante importante documentar as plataformas e informar os utilizadores.

Ignorar o IPv6 poderá tornar-se um risco para a viabilidade do seu negócio a médio ou a longo prazo.

A WebTuga compromete-se desde já a ajudar os nossos clientes na preparação da implementação do IPv6, fornecer a informação necessária e criar meios para que estes possam testar IPv6 nos seus serviços.