WebTuga implementa DNSSEC

0
1074
views

 

WebTuga DNSSEC

Depois de no passado mês termos anunciado a implementação nativa do protocolo IPv6 em todos os nossos serviços passando os mesmos a funcionar em Dual-Stack, é com grande prazer que anunciamos o suporte a DNSSEC na nossa infra-estrutura DNS, passando assim a ser possível assinar digitalmente as zonas DNS dos seus domínios.

Desta forma será possível garantir a integridade dos dados e autenticar o emissor DNS, evitando a manipulação temporária de memória, um tipo de ataque conhecido por DNS Cache Poisoning.

O DNSSEC vem reforçar a segurança dos protocolos utilizados diariamente por todos os utilizadores da Internet.

DNSSEC no Domínio .PT

Ao longo dos últimos anos a WebTuga tem vindo a acompanhar o progresso da implementação do protocolo DNSSEC, com especial atenção no que diz respeito ao domínio de topo .PT.

A aposta na implementação, formação e divulgação por parte da Associação DNS.PT permitiu que Portugal fosse um dos pioneiros na implementação das extensões de segurança DNSSEC no protocolo DNS.

A raiz do domínio de topo de Portugal foi assinada com DNSSEC em Janeiro de 2010, tendo sido um dos 10 primeiros domínios de topo a apostar no DNSSEC, mesmo antes da raiz (.) do sistema DNS ter sido assinada, algo que aconteceu no mesmo ano no mês de Julho.

Em 2012, o número de domínios .PT assinados com DNSSEC ainda era bastante baixo, terminando o ano com apenas cerca de 250 domínios assinados, número que aumentou para 5000 em meados de Setembro de 2013.

No mês de Novembro de 2013, no seguimento da participação de um workshop levado a cabo pela DNS.PT, efectuamos o levantamento dos requisitos técnicos para implementação do DNSSEC na nossa infra-estrutura e assinamos digitalmente a zona DNS do domínio “webtuga.pt”.

Por motivos de limitações técnicas a nível do software cPanel, apenas foi possível manter a implementação que efectuamos durante alguns dias, servindo no entanto este período para obter conhecimentos adicionais relativamente ao funcionamento do DNSSEC.

Em Fevereiro de 2015 o número de domínios assinados por DNSSEC era já cerca de 12300, no entanto o ano não teve nenhum aumento significativo.

No decorrer do actual ano as estatísticas mostraram uma situação curiosa, tendo o número de domínios .PT assinados com DNSSEC começado em Janeiro com cerca de 12750 domínios assinados, atingindo picos nos meses de Junho e Julho com cerca de 13500 domínios e baixado para cerca de 13100 nos últimos meses.

DNSSEC na WebTuga

De forma a contrariar esta situação e permitir acabar o ano com um aumento mais significativo de domínios .PT assinados com DNSSEC, a WebTuga apostou mais uma vez na formação dos seus colaboradores, tendo marcado presença nos mais recentes workshops remotos da Associação DNS.PT, e implementou a assinatura de zonas dos seus nomes de domínios com DNSSEC.

Assim, pouco mais de um mês após ter anunciado a implementação nativa do protocolo IPv6, a WebTuga fez uma aposta séria na implementação do DNSSEC no cluster DNS, tendo assinado até ao momento uma parte significativa dos domínios .PT que utilizam a sua infra-estrutura DNS.

O nosso objectivo será assinar todos os domínios .PT geridos pela WebTuga com DNSSEC e possibilitar aos clientes assinar domínios de outras extensões que já suportem também DNSSEC.

Como verificar se Domínio está assinado com DNSSEC?

Existem várias ferramentas que lhe permitem verificar se o seu domínio está assinado com DNSSEC, incluíndo extensões de browsers ou ferramentas online.

Deixamos abaixo alguns exemplos:

Pretende activar DNSSEC no seu domínio?

Se pretende que o seu domínio seja assinado com DNSSEC mas este ainda não foi activado pela nossa equipa técnica, bastará enviar um pedido ao nosso Departamento Técnico a solicitar essa activação.

Teremos todo o gosto de o ajudar a proteger o seu domínio. Quer saber mais sobre DNSSEC? Leia o nosso artigo: O que é o DNSSEC?