Vantagens do Alojamento Web SSD

0
168
views
Alojamento Web SSD

Num momento em que a velocidade de acesso à Internet nas ligações residenciais é cada vez maior, com a chegada da fibra a cada vez mais locais, a velocidade de carregamento do seu site é também cada vez mais importante.

Cada milissegundo conta e estudos feitos pelo Google indicam que este é um dos fatores mais importantes no sucesso de um site ou loja online, podendo ditar a diferença entre um visitante optar por efectuar uma compra/subscrição no seu site ou abandonar o mesmo e acabar por o fazer no site de um dos seus concorrentes.

É nesta situação em que o Alojamento Web em armazenamento SSD poderá fazer a diferença, tornando o seu site mais rápido, mesmo sem intervenção directa na optimização do código ou base de dados do mesmo.

HDD vs SSD

Neste momento existem essencialmente duas tecnologias de armazenamento de dados que são aplicadas quer em dispositivos para o utilizador comum (Desktops, Portáteis), quer em dispositivos aplicados no mercado empresarial (Servidores, NAS), sendo eles o HDD (Hard Disk Drive) e o SSD (Solid State Drive).

O HDD (Hard Disk Drive), conhecido normalmente como o Disco Rígido, é um dispositivo de armazenamento em que os dados são armazenados em discos magnéticos que se encontram em rotação constante, normalmente 7200 rpm (rotações por minuto).

Apesar disso, é possível encontrar no mercado discos rígidos com 5400 rpm, utilizados principalmente em portáteis de gama baixa, ou unidades com até às 15000 rpm em discos de gamas empresariais, sendo no entanto estes substancialmente mais caros e tendo uma capacidade mais limitada a nível de armazenamento.

A escrita e leitura de dados é feita através de um braço mecânico, limitando dessa forma a velocidade de acesso aos dados, uma vez que este tem que se deslocar até ao local onde está armazenada a informação nos discos.

O SSD (Solid State Drive) guarda a informação em memórias flash, não necessitando de qualquer processo mecânico e permitindo assim o acesso à informação com uma velocidade muito maior e latencia bastante mais baixa.

Como não tem partes físicas móveis, estes não fazem qualquer ruído no processo de leitura/escrita de dados e têm também um consumo energético bastante mais reduzido. Esta característica faz também com que estes sejam mais resistentes a movimentos ou quedas.

Num servidor com armazenamento em HDD, o número de IOPS (Input/Output Operations Per Second), ou seja, o número de operações de escrita e leitura por segundo, é bastante inferior ao número de IOPS possível num SSD.

Um HDD pode atingir 400 IOPS em unidades da gama empresarial, enquanto que um SSD consegue fornecer entre 6000 IOPS – 120000 em interface SATA 6 Gbit/s. Em outras interfaces, os valores de IOPS poderão ser bastante superiores nos SSDs.

O tempo de acesso à informação é de ~0,1 milisegundos em SSD, enquanto que num HDD é normalmente de 5 a 10 milisegundos.

Verifica-se portanto que o SSD é bastante mais vantajoso que o HDD a nível de velocidade. No entanto a capacidade de espaço em unidades SSD é ainda limitada e o custo por GB é também mais alto em comparação com o custo por GB em HDD.

Vantagens SSD:

  • Maior velocidade de escrita/leitura
  • Maior fiabilidade/durabilidade
  • Menor consumo energético
  • Mais leve e pequeno
  • Menor aquecimento

Desvantagens SSD:

  • Maior custo por GB
  • Oferta de menor capacidade (até 4TB)

Vantagens HDD:

  • Menor custo por GB
  • Oferta de maior capacidade (até 20TB)

Desvantagens HDD:

  • Maior latência de acesso
  • Menor velocidade de escrita/leitura de dados
  • Maior consumo energético
  • Maior taxa de falha
  • Desfragmentação dos dados
  • Maior e mais pesado
  • Maior aquecimento

Alojamento Web HDD vs Alojamento Web SSD

Hoje em dia as aplicações web requerem uma leitura e escrita de dados maior, principalmente aquelas que dependem de muitas consultas nas bases de dados para apresentar a informação.

Existe, por exemplo, uma grande diferença nos recursos necessários para o processamento de uma simples página web estática e a apresentação de uma página de uma loja online, onde é necessário carregar as categorias dos produtos, os detalhes técnicos, combinações e preços dos produtos, entre outras informações.

As lojas online são um exemplo de plataformas web que normalmente exercem uma maior consulta e escrita de dados nas bases de dados.

Com um maior número de IOPS disponível em unidades SSD, os seus sites conseguirão consultar e escrever informações na base de dados de forma mais rápida, sendo assim possível gerar e devolver a página solicitada pelo utilizador num período de tempo mais reduzido.

Em algumas situações, conseguimos verificar um decréscimo de carregamento de páginas que demoravam 3-4 segundos a serem apresentadas em Alojamento Web HDD, para cerca de 500-700 milissegundos em Alojamento Web SSD.

Por norma as páginas web ficam 300% mais rápidas num serviço de Alojamento Web com armazenamento SSD, o que poderá traduzir-se numa redução bastante significativa na taxa de rejeição dos seus visitantes.

Para além da velocidade de carregamento das páginas, o SSD irá garantir uma maior capacidade de acessos simultâneos, possibilitando assim que o seu site consiga processar um maior número de acessos no mesmo período de tempo.

Onde posso encontrar os Planos de Alojamento Web SSD?

A WebTuga tem duas gamas de serviço de Alojamento Web SSD, dispondo de uma gama base com uma cota de recursos semelhante aos planos de Alojamento Web em HDD, complementando adicionalmente a gama de serviços com os planos de Alojamento Web SSD Profissionais, onde para além do armazenamento ser em SSD, são também atribuídos mais recursos a nível de CPU, Memória, I/O, IOPS e Processos, para que o seu site flua com maior rapidez e consiga receber mais visitas:

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.