Site icon Alojamento Web

Transferência de Domínio .PT

DNS PT

Com a integração do novo site da DNS.PT, alguns dos processos tornaram-se mais simples como é o caso do registo de domínios .PT e transferência dos mesmos para outra Entidade Gestora.

Recuperar Dados de Acesso à DNS.PT

Anteriormente era apenas possível recuperar os dados de acesso ao painel da DNS.PT utilizando o Nic-Handle, no entanto agora é também possível ter a sua conta na DNS.PT associada a um nome de utilizador e obter um e-mail com os dados de autenticação apenas indicando o Número de Contribuinte da Entidade Titular.

Ao aceder ao formulário de recuperação de password, poderá seleccionar a opção “Recuperar Password através do Utilizador ou Nic-Handle” ou caso não saiba estas informações, basta indicar o seu País e o número de contribuinte do Titular do domínio, seleccionando a opção “Recuperar Password através do N.º de Contribuinte”.

Desta forma irá receber um e-mail com um endereço que lhe permitirá associar uma nova password à sua conta na DNS.PT.

Clique no endereço e irá ser redireccionado para o seguinte formulário onde pode indicar a nova password:

Existem algumas entidades que fornecem o registo de domínios .PT que não indicam um e-mail ao qual o titular tenha acesso posteriormente, dificultando a recuperação dos dados de autenticação da DNS.PT e a transferência para outra Entidade Gestora.

No caso de ter alguma dificuldade na recuperação dos dados de autenticação, poderá contactar directamente a FCCN / DNS.PT pedindo os dados de acesso indicando o domínio do qual é detentor.

Neste caso irá provavelmente ter que enviar alguma documentação para a FCCN que comprove que realmente é o Titular do domínio.

Efectuar login na DNS.PT

Após obter os dados de autenticação na sua conta da DNS.PT, poderá aceder ao site http://dns.pt e efectuar login na sua conta no formulário de autenticação na parte superior direita do site.

Depois de entrar no site, irá ter acesso a uma série de opções que lhe permitem efectuar alterações na sua conta DNS.PT e nos domínios que estiverem associados a esta.

Na página principal irá encontrar um menu lateral que o acompanha em toda a navegação da Área Reservada, com menus para o Indíce, a página “Os Meus Domínios”, “Alterar Dados Domínio”, “Renovar Domínios”, etc. Ao centro encontrará uma lista de 5 itens para os “Domínios a Expirar”, “Provas Pendentes”, “Os meus domínios” e as “Últimas Mensagens”.

Poderá ainda procurar pelo domínio em questão caso tenha vários associados à sua conta.

Encontrar Domínio .PT

Indique o nome do domínio na caixa de pesquisa e clique em “Pesquisar”. Desta forma serão apresentados todos os domínios que correspondam aos seus termos de pesquisa.

Após encontrar o seu domínio, clique sobre o número de processo para aceder à página do processo do mesmo.

Página do Processo do Domínio .PT

Nesta página tem acesso a todas as informações e funcionalidades do seu domínio como o número de processo do domínio, a hierarquia, o Estado do domínio, a Data do Primeiro Registo, a Data do Registo Actual no caso do domínio já ter sido registado posteriormente e a Data de Validade.

Tem ainda acesso a um conjunto de separadores, sendo eles os seguintes:

Entidades Relacionadas

Neste separador tem acesso às informações de cada entidade associada ao domínio, sendo elas a Entidade Titular, a Entidade Gestora e o Responsável Técnico.

Base Registo

Nesta parte poderá encontrar as informações acerca da base do registo do domínio, podendo verificar a legitimidade, a base de registo e o número de processos de marcas caso seja aplicável.

Informação Técnica

Aqui pode encontrar o endereço de IP ou Servidor de Nomes de Domínios ao qual o domínio está actualmente associado. Poderá utilizando o menu Acções efectuar uma das seguintes intervenções:

Pedidos Avaliação

No separador em questão poderá verificar o histórico de pedidos de avaliação técnica efectuados a este domínio contendo as Datas dos pedidos, o resultado e a data do resultado.

Provas

Caso seja pedido pela FCCN / DNS.PT que envie as provas de registo de domínio, estas ficarão listadas nesta secção do site como histórico.

Mensagens

Aqui encontrará uma lista de todas as mensagens enviadas pelo sistema da DNS.PT para as Entidades associadas ao domínio.

Senha para Transferência de Domínio .PT

Para obter a senha de alteração de Entidade Gestora e transferir o domínio para outra Entidade, basta aceder à secção “Entidades Relacionadas” indicada anteriormente.

Nessa secção irá encontrar um botão chamado “Acções” onde poderá seleccionar a opção “Transferir Gestão Domínio”.

Posteriormente irá ser aberta uma mensagem pedindo que confirme a transferência, onde apenas tem que seleccionar a opção “Confirmar”.

Ao confirmar a transferência de gestão, irá obter uma mensagem a verde com a senha para alteração de Entidade Gestora.

Irá também receber no seu endereço de e-mail uma mensagem com a mesma senha:

Após estes passos, terá que nos fornecer essa senha via Ticket ou quando efectuar o pedido de transferência de domínio gratuito através do nosso site para que possamos obter a Gestão do seu domínio e renovar quando necessário.

Ao transferir a gestão do seu domínio para a WebTuga, irá obter preços mais baixos para a renovação dos mesmos e não necessitará de se preocupar com as configurações técnicas do seu domínio.

Exit mobile version