TLS Negotiation failed, the certificate doesn’t match the host

0
343
views
Alojamento Web SSD

Se utiliza o serviço Gmail para importar os e-mails das suas contas de e-mail personalizadas, é possível que nos últimos dias tenhas começado a verificar a mensagem “TLS Negotiation failed, the certificate doesn’t match the host.“.

Esta situação deve-se ao facto do Gmail ter activado a verificação TLS (Improve email security in Gmail with TLS by default and other new features), o que impede que utilize como servidor IMAP/POP ou SMTP, qualquer endereço que não tenha um Certificado SSL/TLS válido emitido por uma entidade certificadora (CA – Certificate Authority).

Aparentemente o Gmail efectuou esta alteração sem qualquer notificação prévia aos utilizadores, o que afectou milhões de utilizadores em todo o mundo, conforme pode verificar aqui.

Desta forma, caso utilize nas definições de ligação o endereço “mail.oseudominio.pt” mas o mesmo não tenha um certificado válido instalado, irá obter erros de ligação.

De forma a ultrapassar esta situação, poderá utilizar o hostname do servidor para efectuar a ligação, podendo consultar essa informação através da nossa ferramenta abaixo:

Após obter o hostname, deverá na sua conta Gmail:

  • Aceder ao menu Definições > Contas e Importação > “Enviar correio como”
  • Clicar em “editar informação”
  • Substituir o endereço do “Servidor SMTP” pelo hostname do servidor

Como alternativa, recomendamos que utilize preferencialmente o Webmail do seu serviço, uma vez que dessa forma estará a ligar-se directamente ao servidor de e-mail e não terá que efectuar qualquer configuração, necessitando apenas de saber o seu e-mail e respectiva password.

O acesso ao Webmail pode ser feito pelo endereço “webmail.oseudominio.pt” ou “oseudominio.pt/webmail”.

Pode ainda optar por subscrever um Certificado SSL para o endereço “mail.oseudominio.pt” ou mesmo para o seu domínio principal “oseudominio.pt”, podendo assim utilizar esse endereço para ligação.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.