Tipos de Domínios no cPanel

1
142
views

O que são domínios?

Se utiliza o cPanel, já deve ter reparado que existem vários tipos de domínio. Para melhor esclarecer as suas dúvidas acerca destes domínios, preparamos um pequeno guia informativo.

Para começar, pode-se dizer que existem 4 tipos de domínios que podem ser configurados através do cPanel na sua conta de alojamento, que são eles:

  • Domínio Principal;
  • Sub-domínios;
  • Domínios Parqueados/Estacionados
  • Domínios Adicionais

O domínio principal (main domain) é aquele que está associado à conta de alojamento de início e será esse o que vai exibir o conteúdo da public_html.

Os sub-domínios (subdomains) são aqueles que pertencem ao domínio principal, mas que apresentam um sufixo diferente do padrão www., por exemplo blog.siteprincipal.com. Normalmente é utilizado para definir diferentes plataformas dentro do site como por exemplo blog, fórum, mail, intranet, etc.

Os domínios parqueados ou domínios estacionados (parked domains) são geralmente domínios que vão apontar para a mesma localização do domínio principal, como por exemplo: dominioparqueado.com -> dominioprincipal.com. A má utilização dos domínios parqueados/estacionados poderá fazer com que os motores de busca detectem o conteúdo do seu site como conteúdo duplicado.

Os domínios adicionais (addon domains) são domínios que geralmente apontam para um site diferente dentro da mesma conta de alojamento. A pasta do site vai estar dentro da public_html e é para ai que esse domínio irá apontar. Por exemplo, poderá ter um site dominioadicional.com que vai apontar para siteprincipal.com/dominioadicional/ mas sem que faça redireccionamento, mantendo sempre o mesmo url na barra de endereço do seu browser.

Esperamos ter tirado as suas dúvidas, não deixe de comentar os nossos artigos e de deixar informação adicional caso ache necessário! 🙂