Submeter Site nos Motores de Busca

0
2796
views

Motores de Busca

Após criar um site na Internet, é necessário divulgar o mesmo. A divulgação poderá passar por publicidade online, indicação do endereço do site nas propostas que envia aos seus clientes ou nos cartões de contacto ou através da partilha do endereço com os seus familiares, amigos e colegas.

No entanto grande parte das visitas do seu site podem ser obtidas através dos motores de busca, como por exemplo o Google, Bing, Sapo e Yahoo!.

Estas são as visitas mais importantes para o seu site, uma vez que se o seu site for um ponto de venda, as pessoas que estiverem a procurar por um determinado produto vão provavelmente acabar por fazer a compra no seu site.

Tratando-se de um novo site a indexação do mesmo nos resultados dos motores de busca poderá demorar algum tempo. Para ajudar neste processo, poderá submeter o seu site nos motores de busca de forma a informar os mesmos de que o seu site existe.

Desta forma o seu site será visitado pelos robots dos motores de busca que irão analisar o conteúdo do mesmo e este será indexado mais rapidamente. Assim o site irá começar a aparecer nos resultados das pesquisas e as visitas para o seu site vão começar a aumentar.

Adicionar site ao Google

O Google é o motor de busca mais utilizado em todo o mundo, sendo importante que o seu site seja indexado nos resultados do mesmo, de preferência numa posição superior à dos seus concorrentes.

Para adicionar o seu site ao Google poderá utilizar o formulário abaixo:
http://www.google.pt/intl/pt-PT/add_url.html

No entanto se pretende acompanhar mais detalhadamente a indexação do seu site e obter algumas dicas e informações relevantes, poderá inscrever o seu site no Google Webmaster Tools: http://www.google.com/intl/pt-PT/webmasters/

Adicionar site ao Yahoo!

Apesar de não ser um motor de busca tão importante como o Google, o Yahoo! poderá ser relevante para outro tipo de visitantes, sendo da mesma forma vantajoso que o seu site esteja indexado e presente nos resultados deste motor de busca.

Poderá submeter o seu site para indexação e também solicitar que o mesmo seja adicionado ao Directório de Sites do Yahoo. Para submeter o seu site no Yahoo, utilize por favor o seguinte formulário: http://search.yahoo.com/info/submit.html

Adicionar site ao Bing

O Bing é o motor de busca da Microsoft, sendo este configurado como opção padrão no Internet Explorer. Submeta o seu site no Bing utilizando o formulário abaixo:
http://www.bing.com/toolbox/submit-site-url

Assim como o Google, o Bing tem também o seu Painel de Ferramentas para Webmasters. Poderá registar-se no Bing Webmaster Tools pelo endereço abaixo:
http://www.bing.com/toolbox/webmaster

Adicionar site ao Sapo

O Portal Sapo é um dos sites mais visitados em Portugal, contendo o seu próprio motor de busca. O Sapo começou inclusive por ser um site para indexação de outros sites Portugueses. Apesar de ser desconhecido para a maioria dos utilizadores, o nome SAPO significa Servidor de Apontadores Portugueses.

Sendo utilizado na sua maioria por utilizadores de língua Portuguesa, este é um motor de busca bastante importante para indexar o seu site, uma vez que irá conseguir o seu publico alvo mais facilmente.

Para adicionar o seu site às Pesquisas Sapo, poderá submeter o seguinte formulário: http://directorio.sapo.pt/form

Melhorar posicionamento nos Motores de Busca

Agora que já submeteu o seu site aos motores de busca, será uma questão de aguardar alguns dias até que o mesmo seja indexado. O tempo de indexação poderá variar, podendo o site ser indexado em apenas alguns dias ou demorar várias semanas.

Uma vez que o seu site é recente, este não irá aparecer de imediato nos primeiros resultados das pesquisas.

Se o tema do seu site ou o mercado do seu produto for explorado por muitos outros sites ou empresas, poderá ser mais difícil obter uma boa posição nos motores de busca uma vez que serão muitos mais os sites a tentar competir por uma posição relevante nos resultados.

Existem vários factores que serão contabilizados pelos motores de busca para decidir a posição das páginas do seu site nos resultados. Ninguém sabe ao certo qual o algoritmo exacto que o Google, Yahoo, Bing e outros motores de busca utilizam para atribuir a posição do seu site nos resultados, no entanto existem várias formas de optimizar o site para que este suba nos resultados.

A estrutura do seu site e o próprio conteúdo (textos, imagens, vídeos) são os factores que mais têm peso na atribuição da “pontuação” utilizada no posicionamento dos resultados, no entanto existe muitos outros factores, como por exemplo o número de sites que contêm hiperligações para o seu e a reputação dos mesmos, a popularidade do seu site nas redes sociais, etc.

O posicionamento do seu site nos motores de busca é tão importante que exige muita das vezes a análise e intervenção de pessoas qualificadas que têm experiência em SEO.

SEO (Search Engine Optimization) é um serviço de Optimização para os Motores de Busca para o seu site em que serão feitas todas as alterações e optimizações para que este tenha os melhores resultados nos motores de busca. Este é um serviço que a WebTuga fornece também aos seus clientes, podendo contactar-nos caso esteja interessado numa proposta.

Anunciar nos Motores de Busca

Existe ainda a possibilidade de pagar directamente aos motores de busca para colocar os seus anúncios em destaque nas páginas dos resultados, pagando uma pequena taxa por cada clique que seja feito no seu anuncio. Serviços como o Google Adwords, Bing Ads e Sapo Anúncios são alguns exemplos.

Se subscrever um plano de alojamento web junto da WebTuga, poderá obter um cupão de 50€ para o Sapo Anúncios e anunciar o seu site nas Pesquisas Sapo.

Esta é por vezes a melhor opção uma vez que nenhum dos resultados orgânicos irá ter mais destaque que os anúncios pagos, no entanto será necessário analisar o retorno que os anúncios lhe irão trazer em relação a uma boa posição nos motores de busca.

Se quer apostar mesmo no seu site, será melhor ter uma equipa com experiência que lhe consiga optimizar o seu site e as campanhas de publicidade para obter o melhor retorno a um custo mais eficiente.