[Scam] Domain Renewal Group – Carta para Renovar Domínio

7
546
views

Pelo que apuramos, uma empresa chamada “Domain Renewal Group” conhecida por práticas de SCAM (fraude) relacionada com serviços de registo e renovações de domínios, entrou em contacto com um dos nossos clientes com uma carta para a renovação do seu domínio. Apesar de conhecermos este tipo de casos devido a relatos em comunidades e blogs na Internet, esta é a primeira vez que temos conhecimento de que um dos nossos clientes tenha sido contacto por tais entidades.

A entidade em questão (Domain Renewal Group) pertence a um grupo de empresas conhecidas publicamente por esta prática, sendo uma das mais conhecidas a “Domain Registry of America” (DRoA), devido aos casos de burla.

A carta enviada por correio tradicional é dirigida ao contacto administrativo presente na base de dados WHOIS e está escrita em Inglês, assemelhando-se bastante a uma factura, sendo assim bastante fácil que alguém caia na armadilha.

Na carta a empresa indica a necessidade de transferir e renovar o seu domínio, no entanto poderá verificar que o valor é muito mais elevado de que se o renovar normalmente pela WebTuga.

Caso responda a esta carta, o seu domínio será transferido para a Domain Renewal Group e irá pagar o preço exorbitante de 28€ anualmente para a renovação do domínio. Para além disso a empresa indica outros domínios que lhe possam interessar, relacionados com o domínio principal.

Abaixo segue uma lista de nomes com que esta empresa opera:

  • DRoADomain Registry of America
  • DRoCDomain Registry of Canada
  • DRoEDomain Registry of Europe
  • Domain Renewal Group
  • NameJuice
  • Wild West Domains
  • BRANDON GRAY INTERNET SERVICES INC

Estas empresas utilizam métodos pouco éticos para transferir o seu domínio para a sua posse e posteriormente cobram taxas de renovação elevadíssimas.

Caso tenha recebido uma carta de uma destas entidades ou outra entidade que não seja a WebTuga, deverá reportar-nos a situação para que possamos verificar e tirar as suas duvidas. Deverá ter o cuidado em nunca fornecer o código de transferência do seu domínio (EPP Code/Auth Code) a uma entidade terceira em que não tenha 100% confiança.

Para sua protecção e para proteger o seu domínio, deverá ignorar este tipo de correspondência e em caso de duvida entrar em contacto connosco como fez o nosso cliente que nos reportou esta situação.

As entidades acima indicadas já foram por várias vezes alvos de processos judiciais na América e no Canada, poderá verificar mais informações abaixo:

Com algumas pesquisas pelos nomes das entidades nos motores de busca poderá também encontrar bastantes queixas acerca dos métodos utilizados e das taxas cobradas pelas empresas.

Relembre-se que a WebTuga irá enviar várias notificações via e-mail alertando-o para a renovação do seu domínio e será gerado automaticamente um documento de pagamento para a renovação caso este tenha a renovação automática activa. Não terá que transferir o seu domínio para qualquer outra entidade, tal como é indicado na carta enviada por estas empresas.