Posso renovar um domínio que já expirou?

0
481
views

gtld-lifecycle-700x286

Se o seu domínio é importante para si ou para o seu negócio, recomendamos que o renove com alguma antecedência antes do mesmo expirar, evitando assim que o seu site e e-mails deixem de funcionar.

Uma das técnicas que utilizamos e recomendamos aos nossos clientes nos domínios genéricos, é renovar o domínio por vários antes e efectuar sempre a renovação no ano anterior ao vencimento do mesmo.

Deixar expirar o seu domínio representa um risco, pois a partir do momento que o domínio expira, este entra num processo em que poderá não o conseguir recuperar, outra pessoa o poderá registar ou a recuperação do mesmo poderá ter custos adicionais bastante mais elevados do que o custo normal de renovação.

Renewal Grace Period (0 – 45 dias)

Após expirado, um domínio é apontado para uma página de Parking e entra no período chamado de Renewal Grace Period, podendo o cliente renovar o domínio durante este período pelo custo normal de renovação.

O período de Renewal Grace Period varia consoante a Registrar e a extensão do mesmo (TLD), existindo algumas extensões em que não existe este período.

Redemption Grace Period (30 dias)

Após ultrapassado o período de Renewal Grace Period (0 – 45 dias), o domínio entra no Redemption Grace Period, também conhecido por Pending Delete – Restorable, podendo apenas ser restaurado na actual Registrar pelo actual titular.

A renovação/restauro do domínio neste período tem custos acrescidos, que deverá consultar junto do seu fornecedor de registo de domínios ou Registrar.

Nesta fase, o domínio não pode ser registado por outra pessoa/entidade nem transferido para outra Registrar.

Pending Delete (5 dias)

Assim que finalizada a fase de Redemption Grace Period, o domínio ficará no estado Pending Delete, não podendo ser renovado, restaurado ou transferido.

Este período tem uma duração de 5 dias e após finalizado o domínio fica novamente disponível para registo ao público em geral.