No WebTuga é muito raro a necessidade de suspender uma conta. Posso dizer até que durante o início de actividade do WebTuga, podem-se contar pelos dedos das mãos o número de contas que foram suspensas.
Existem vários motivos que podem levar à suspensão de uma conta de alojamento, seguem abaixo os motivos mais frequentes.
Atraso no Pagamento
O nosso sistema de gestão de contas é de certa forma automático e permite-nos gerir os pagamentos em atraso, as novas encomendas, as encomendas de cada cliente, entre outras informações. Antes da expiração de um serviço, os clientes são notificados várias vezes através de e-mail e em casos específicos através de contacto telefónico.
Cerca de 14 dias antes da expiração de um serviço, é gerado o documento de pagamento associado à renovação do mesmo caso o serviço ainda esteja activo. Posteriormente é enviado um e-mail 7 dias antes da data da expiração a notificar o cliente do documento de pagamento em aberto.
Caso o pagamento não seja efectuado até à data de expiração do serviço, o nosso sistema irá enviar 3 notificações adicionais nos seguintes 2, 3 e 5 dias e caso não seja efectuado o pagamento nessa data ou confirmado o mesmo, a conta será desactivada ao 5º dia.
No caso dos domínios, são enviadas até 5 notificações 60 dias antes, 30 dias antes, 15 dias antes, 7 dias antes e ainda no dia anterior à expiração do mesmo, desta forma o cliente não terá desculpas para deixar o seu domínio expirar.
Apesar dos serviços fornecidos directamente pelo WebTuga poderem ser activos posteriormente à data de expiração sem qualquer taxa adicional, no que toca aos domínios é possível que a registrar cobre uma taxa de reactivação do mesmo, taxa essa que ficará a cargo do cliente final.
Caso não haja razão aparente para a sua conta ter sido desactivada, verifique se tem os seus pagamentos em dia.
Abuso do Servidor
Ao contratar um serviço de alojamento partilhado, deverá ter em conta que o seu alojamento estará em funcionamento num ambiente partilhado por vários clientes e se consumir demasiados recursos, estará a prejudicar o bom funcionamento do servidor e desta forma prejudicar os restantes clientes.
De forma a evitar que esta situação aconteça, os servidores são monitorizados activamente e caso seja detectado um uso anormal de recursos numa conta o cliente será notificado.
Uma vez que o consumo de recursos passe não só a ser um excesso, mas também a prejudicar o bom funcionamento dos sites dos restantes clientes, o WebTuga reserva-se no direito de desactivar a sua conta e notificar o cliente para que sejam averiguadas as possíveis causas do consumo anormal de recursos.
O abuso do servidor pode ser causado por vários motivos:
- Scripts mal configurados poderão estar a causar problemas no servidor;
- Algum script malicioso poderá ter sido colocado na sua conta de forma a atacar o servidor;
- Um script está a enviar spam através da sua conta;
- O seu site recebeu um número anormal de visitas num determinado curto espaço de tempo e uma vez que não estava optimizado levou a que o servidor fica-se lento.
- Tráfego mensal ultrapassado;
O WebTuga irá de qualquer forma tentar sempre colaborar com o cliente de forma a resolver os problemas e a minimizar os estragos/perdas causadas pela inactividade do site.
Quebra dos Termos de Serviço
Como em qualquer empresa, o WebTuga tem um documento com o qual todos os clientes têm que acordar antes de nos contratarem um serviço, os “Termos de Serviço“.
Os nossos Termos de Serviço determinam aquilo que o cliente pode ou não fazer com a sua conta de alojamento.
O WebTuga poderá suspender a sua conta caso o seu site não siga os parâmetros mencionados nos termos de serviço. O não cumprimento dos termos de serviço é meio caminho andado para que a sua conta seja desactivada.
- Envio de Spam / mensagens de correio electrónico não solicitados;
- Alojamento e distribuição de Warez;
- Distribuição não autorizada de conteúdo protegido pelos direitos de autor;
- Conteúdo que incite à criminalidade;
- outros…
Neste caso o WebTuga irá imediatamente suspender a conta do cliente e poderão ser cobradas taxas adicionais caso o WebTuga ou os restantes clientes saiam lesados da situação.
Se acha que não se encontra em nenhuma das situações acima e a sua conta foi suspensa sem que lhe fosse enviada uma notificação com a razão da suspensão, então deverá entrar em contacto connosco para que possamos verificar a situação.
Esperamos que este artigo o ajude a compreender a necessidade que por vezes existe em suspender os serviços que lhe são prestados.
Sabemos que muitas empresas do ramo praticam políticas por vezes erradas e chegam até mesmo a suspender ou terminar os serviços prestados sem qualquer justificação ou por motivos não mencionados ou ocultados aquando a encomenda do serviço. Se já esteve numa situação destas, não hesite em partilhar a sua história connosco.