POP e IMAP – Mensagens desaparecem do servidor?

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A WebTuga oferece aos seus clientes várias formas de aceder e consultar as suas caixas de e-mail, quer seja através do Webmail, pelo protocolo IMAP ou POP, ou ainda pelo protocolo ActiveSync no caso do nosso serviço de E-mail Profissional.

É ocasional sermos contactados por alguns dos nossos clientes indicando que têm a sua conta de e-mail configurada em vários dispositivos (Exemplo: Computador, Portátil, Tablet e Telemóvel), mas os e-mails apenas aparecem num dos dispositivos e desapareceram dos restantes ou mesmo no Webmail do servidor.

Esta situação está normalmente relacionada com o facto do cliente ter configurado a conta de e-mail em simultâneo pelo protocolo POP e IMAP em dispositivos diferentes.

Antes de prosseguir com a explicação do motivo pelo qual esta situação ocorre, convém esclarecer o seguinte:

  • O protocolo IMAP permite aos clientes de e-mail, como por exemplo o Outlook, Thunderbird ou Mail.app, sincronizar toda a informação que se encontra no servidor relativamente a uma determinada Conta de E-mail.

    Qualquer operação efectuada no cliente de e-mail é reproduzida no servidor e em todos os dispositivos que estejam sincronizados por IMAP e vice-versa. Os e-mail são armazenados no servidor, sendo este o ponto central de sincronização.

    Sempre que uma mensagem é enviada, o envio é feito pelo protocolo SMTP, sendo posteriormente movida uma cópia da mensagem para a pasta de e-mails enviados no servidor.

  • O protocolo POP permite aos clientes de e-mail descarregarem as mensagens da pasta Inbox de uma conta de correio, armazenando-as localmente no computador ou dispositivo móvel.

    A única pasta descarregada da conta de e-mail é a Inbox, pelo que não irá conseguir verificar e-mails que estejam armazenados em outras pastas, como Rascunhos, Enviados ou Lixo.

    Sempre que envia um e-mail, este é armazenado apenas localmente numa pasta criada pelo cliente de e-mail para o efeito, não sendo possível visualizar posteriormente essa mensagem no Webmail ou outros dispositivos.

Cada um destes protocolos tem as suas vantagens (IMAP vs POP), no entanto quando utilizados em simultâneo podem criar situações inesperadas.

Por norma, quando configura uma conta de e-mail pelo protocolo POP, os clientes de e-mail descarregam as mensagens do servidor e apagam-nas posteriormente, quer seja de imediato após descarregar a mensagem ou após terem decorridos alguns dias, dependendo das definições configuradas em cada cliente de e-mail.

Se estiver a sincronizar essa conta de e-mail por IMAP em outros dispositivos, uma vez que a mensagem está a ser apagada do servidor pelo cliente de e-mail que está configurado por POP, estas deixarão de estar disponíveis no servidor para sincronização, desaparecendo também nos restantes dispositivos.

O mesmo problema pode ocorrer se tentar configurar a conta de e-mail em dois dispositivos com o protocolo POP, uma vez que as mensagens apenas serão descarregadas por aquele que conseguir obter primeiro a mensagem do servidor.

Desta forma, para colmatar este problema, a nossa recomendação passa sempre por sugerir ao cliente que opte apenas por um dos protocolos para que não surjam este tipo de conflitos.

Em alternativa, caso o seu cliente de e-mail permita, deverá verificar as definições da conta de e-mail e desactivar qualquer opção que indique ao programa para remover as mensagens automaticamente do servidor.

No Outlook, por exemplo, tem uma opção nas definições avançadas da conta que indica “Deixar uma cópia das mensagens no servidor”.

Ao seleccionar essa opção e desactivar qualquer definição que remova automaticamente as mensagens do servidor, irá conseguir utilizar as contas de e-mail por POP e IMAP em simultâneo, podendo assim manter uma cópia local dos e-mails da sua Caixa de Entrada (Inbox).