Uma CDN (Content Delivery Network) é uma rede de distribuição de informação que permite fornecer conteúdo Web de uma forma mais rápida a um grande número de utilizadores, distribuindo o conteúdo por multiplos servidores de forma a efectuar a duplicação do mesmo e direccionar o conteúdo ao utilizador com base na próximidade do servidor.
Este método é utilizado para evitar gastos de largura de banda desnecessários e a optimizar a velocidade de acesso aos conteúdos. Imagine por exemplo que sai uma actualização para um software e o servidor onde essa actualização está alojada encontra-se na América. Se existir um grande número de utilizadores residentes na Europa que vai necessitar de efectuar o download dessa actualização, torna-se mais cómodo utilizar uma rede de distribuição de conteúdo com um servidor localizado algures na Europa que permita a que os utilizadores Europeus tenham um acesso mais rápido ao ficheiro.
As CDN são usadas por várias empresas a nível mundial, na maioria das vezes para distribuição de conteúdo multimédia como é o caso da Apple que utiliza a rede de distribuição da Akamai para disponibilizar o acesso mais rápido aos utilizadores de todo o conteúdo multimedia do iTunes.
A maioria das Redes de Distribuição de Conteúdos são comerciais e pertencem a empresas conhecidas globalmente com ligações em vários países e até mesmo continentes como é o caso da Amazon, CacheFly, PEER 1, Microsoft Azure CDN, etc. Algumas empresas utilizam também tecnologia P2P nas suas CDN como é o caso da AT&T e Internap. Existem no entanto CDNs gratuitas, como é o caso da CoralCDN e da FreeCast.
Como eu faço para usar um CDN? É verdade que o uso de CDN pode ser ilegal?
O uso de CDN não é ilegal, a menos que esteja a ser utilizado/aproveitado para distribuição de conteúdo ilegal ou outras situações semelhantes.
Poderá utilizar o CloudFlare CDN por exemplo, que é gratuito e contem funcionalidades de protecção DDoS, entre outros.