Migrar conteúdos do Sapo Blogs para WordPress

0
747
views

sapoblogs_wordpress

Tem um blog na plataforma Sapo Blogs e pretende mudar para a plataforma WordPress? Não se preocupe, o procedimento é bastante fácil. Em apenas alguns minutos poderá efectuar o processo de instalação e migração dos conteúdos do seu Blog Sapo para uma instalação WordPress em alojamento próprio.

Primeiro deverá certificar-se que tem subscrito um plano de Alojamento Web e Registo de Domínio, onde será instalada a plataforma WordPress. Caso ainda não tenha subscrito esse serviço, poderá começar por fazê-lo através do nosso site, onde encontrará soluções de alojamento web nacional com a melhor relação qualidade/preço.

Já tem o seu plano de Alojamento Web e domínio registado? Então passemos ao próximo passo.

Exportar conteúdos do Sapo Blogs para WordPress

Neste passo deverá aceder ao Dashboard do SAPO Blogs e exportar os conteúdos do mesmo. Assim que efectuar autenticação no Painel do Sapo Blogs, clique no botão “Editar” referente ao blog que pretende exportar.

migrar-sapoblog-wordpress-1

Será direccionado para a página de edição do seu blog. Seleccione agora o menu Definições > Importar / Exportar.

migrar-sapoblog-wordpress-2

Na nova página, faça scroll até à secção “Exportação” e seleccione as opções pretendidas. Poderá seleccionar uma Data Inicial e uma Data Final para limitar o conteúdo que pretende exportar e ainda indicar se pretende ou não incluir os comentários.

Assim que seleccionar as opções pretendidas, deverá clicar no botão “Exportar“.

migrar-sapoblog-wordpress-3

Dependendo da quantidade do conteúdo a exportar, o sistema irá gerar uma cópia da informação de forma a que a possa descarregar para o seu computador. A informação é exportada através de um ficheiro no formato XML compatível com o formato de importação/exportação do WordPress.

migrar-sapoblog-wordpress-4

Adicionalmente ser-lhe-á enviado também um e-mail com a indicação da conclusão da cópia de segurança e o endereço para que possa descarregar o backup.

migrar-sapoblog-wordpress-5

O processo de exportação do conteúdo é bastante simples e rápido. Não estranhe se o ficheiro de exportação for demasiado pequeno. Este não incluí as imagens uma vez que o SAPO Blogs não aloja conteúdos multimedia.

As imagens do SAPO Blogs são alojadas na sua conta SAPO Fotos, MEO Cloud, Flickr ou através de endereços externos, podendo as mesmas serem importadas automaticamente pelo WordPress caso pretenda alojar as mesmas no seu servidor em vez de utilizar links externos.

Instalar WordPress

Agora que já exportou os conteúdos do seu blog no SAPO Blogs, deverá prosseguir e instalar a plataforma WordPress no seu alojamento web.

A instalação do WordPress no seu plano é bastante fácil e demora apenas alguns segundos. Primeiro irá necessitar de entrar no cPanel da sua conta de alojamento.

migrar-sapoblog-wordpress-6

Assim que estiver autenticado no cPanel, procure pela secção “Softaculous Apps Installer” e clique no icon do WordPress:

softaculous-apps-installer

Irá entrar na ferramenta de instalação automática de scripts Softaculous, onde para além do WordPress, poderá instalar mais de 375 scripts de forma semi-automática na sua conta de alojamento.

Clique agora no botão “Install Now” e prossiga com a instalação.

migrar-sapoblog-wordpress-7

No passo seguinte deverá indicar as informações para a instalação do seu blog WordPress, tais como o nome do blog, subtítulo, domínio e endereço onde pretende instalar, username de administrador, password e respectivo endereço de e-mail.

migrar-sapoblog-wordpress-8

migrar-sapoblog-wordpress-9

Não se preocupe. Caso de engane, pode facilmente remover esta instalação e voltar a instalar novamente.

Clique agora no botão “Instalar” no fim da página:

migrar-sapoblog-wordpress-10Aguarde alguns segundos pela conclusão da instalação. Assim que concluído o processo, irá verificar uma mensagem de sucesso com o endereço do seu blog e acesso ao Painel de Administração da plataforma WordPress.

migrar-sapoblog-wordpress-11

Importar conteúdo SAPO Blogs no WordPress

Agora que instalou o WordPress, deverá aceder ao mesmo e efectuar autenticação com os dados que indicou anteriormente na instalação.

migrar-sapoblog-wordpress-12

Assim que efectuada a autenticação, deverá verificar o seguinte dashboard:
migrar-sapoblog-wordpress-13

No menu lateral, aceda a Ferramentas > Importar:

migrar-sapoblog-wordpress-14

Nessa nova página, irá encontrar as várias opções disponíveis de importação para as mais diversas plataformas. O SAPO Blogs não vai estar listado, no entanto, uma vez que o formato de exportação do SAPO Blogs é o mesmo do WordPress, deverá seleccionar aqui a opção WordPress.

migrar-sapoblog-wordpress-15

Ao clicar em WordPress, vai surgir uma nova janela a solicitar a instalação do “Importador do WordPress” onde apenas terá que clicar no botão “Instalar“.

migrar-sapoblog-wordpress-16

Aguarde que a instalação conclua e posteriormente clique no link “Activar o plugin e correr o importador“.

migrar-sapoblog-wordpress-17

Será automaticamente direccionado para a página de importação do WordPress. Aqui deverá seleccionar o ficheiro de exportação do SAPO Blogs através do seu computador e posteriormente clicar no botão “Enviar ficheiro e importar“.

migrar-sapoblog-wordpress-18

Poderá na importação criar um novo utilizador para associar os posts do blog anterior ou então associar a um utilizador já existente. Posteriormente clique em Submeter e aguarde até que a importação conclua.

migrar-sapoblog-wordpress-19

Assim que a importação concluir, irá receber uma mensagem de confirmação conforme a imagem abaixo:

migrar-sapoblog-wordpress-20

Poderá agora aceder ao menu Artigos do WordPress e confirmar de toda a informação foi importada com sucesso.

migrar-sapoblog-wordpress-21

migrar-sapoblog-wordpress-22

Se tudo tiver corrido como planeado, o processo deverá estar concluído e os seus posts do SAPO Blogs deverão ter sido migrados com sucesso, devendo conseguir verificar os mesmos acedendo ao endereço do seu novo blog WordPress.

Poderá agora começar a explorar a plataforma WordPress e personalizar o seu blog conforme pretender e sem limitações.

migrar-sapoblog-wordpress-23

Uma vez que é utilizada neste momento por cerca de 26% de todos os sites da Internet e sendo uma plataforma Open-source, existem milhares de themes e plug-ins disponíveis gratuitamente para que possa configurar e adaptar a plataforma à sua realidade.

Se verificou alguma dificuldade ou problema neste processo, poderá contactar a nossa equipa técnica e solicitar apoio para a sua migração. Estamos sempre disponíveis para ajudar no que for necessário.