Mail Marketing – Enviar Campanha de Mail

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Agora que já aprendeu a criar a sua lista de contactos e a importar a sua base de dados de subscritores para a sua lista, está na hora de efectuar o envio da sua primeira campanha.

Neste guia vamos indicar-lhe os passos para enviar uma newsletter utilizando um dos templates pré-definidos a nossa plataforma de Mail Marketing que encontrará na sua conta, no entanto deverá preparar bem o conteúdo do e-mail a enviar, incluindo imagens e textos, de forma a que a campanha seja visualmente atractiva e atinja o resultado pretendido.

Para começar deverá aceder ao menu “Todos os templates” e pré-visualizar os templates que disponibilizamos de forma a escolher um que melhor se adapta ao seu negócio.

Para além dos templates disponibilizados, poderá criar mais templates para utilizar no futuro. Por exemplo, se estava a utilizar outra plataforma de Mail Marketing antes da WebTuga, bastará clicar no botão “Criar novo template“, copiar o código HTML e importar as imagens do template que estava anteriormente a utilizar.

Assim que fizer a sua escolha, bastará clicar no botão na coluna “Use” de forma a que este seja carregado na janela de criação de campanha.

Na página de criação de campanha, indique o Assunto do seu e-mail e altere o template/e-mail conforme pretendido. Para facilitar a criação da sua campanha, poderá utilizar o editor gráfico de HTML que lhe irá permitir efectuar alterações sem a necessidade de ter conhecimentos técnicos ou conhecer a sintaxe HTML.

Insira ou altere os textos, imagens e hiperligações de forma a adaptar a campanha ao seu gosto. Se estiver a utilizar uma template criada por si, não se esqueça de inserir as tags para cancelamento de subscrição (obrigatórias) e visualização da versão web.

Assim que tiver concluída a edição da sua campanha, clique em “Guardar & Continuar” de forma a verificar a pré-visualização da sua campanha. Poderá nesta página efectuar o envio da newsletter para um e-mail de teste de forma a verificar se está tudo de acordo com o pretendido. Se pretender efectuar alguma alteração, bastará clicar em “Editar newsletter” para voltar ao editor.

Seleccione a lista ou listas de subscritores para os quais pretende enviar esta campanha e clique em “Enviar newsletter agora!“. Poderá ainda clicar em “Agendar esta campanha?” caso pretenda enviar a campanha numa data/hora especifica no futuro.

Assim que clicar em “Enviar Newsletter agora!” deverá aguardar alguns minutos até que o nosso sistema comece a processar os endereços de e-mail para proceder ao envio. Sendo uma plataforma web, pode fechar a janela do seu browser que o envio irá ser processado à mesma.

Caso pretenda efectuar o acompanhamento do envio, bastará clicar em cima do nome da campanha e verificar as estatísticas em tempo real.

Na página do relatório da campanha irá conseguir verificar quantos e-mails já foram enviados, qual a quantidade e percentagem de e-mails que já foram abertos (únicos e totais), percentagem de subscritores que cancelaram a subscrição, número de subscritores que ainda não abriram a campanha, número de e-mails que foram devolvidos e ainda o número de subscritores que marcaram as suas mensagens como lidas.

Relatório Mail Marketing

Adicionalmente conseguirá verificar:

  • O número de cliques únicos e totais feitos em cada uma das hiperligações enviadas na sua campanha;
  • Exportar os subscritores que clicaram numa determinada hiperligação;
  • Verificar e exportar os últimos 10 subscritores que abriram o e-mail;
  • Verificar e exportar os últimos 10 subscritores que cancelaram a subscrição;
  • Verificar e exportar os últimos 10 endereços que foram devolvidos;
  • Verificar e exportar os últimos 10 subscritores que marcaram a sua campanha como Spam;
  • Consultar a localização dos subscritores que abriram o seu e-mail;

Tenha em atenção que estas informações poderão não coincidir com a realidade, uma vez que irão depender da forma como cada serviço de e-mail trata cada e-mail recebido. Por exemplo, muitos dos serviços de e-mail ocultam por omissão as imagens presentes nos e-mails, podendo esta situação influenciar o número real de subscritores que abriram a sua campanha.

A percentagem de leituras de cada campanha poderá variar dependendo de vários factores, como por exemplo a qualidade e interesse da informação enviada na campanha para os seus subscritores, o mercado alvo das suas listas e a periodicidade com que contacta os seus subscritores.

Se enviar regularmente campanhas para os seus subscritores e mantiver um contacto constante com os mesmos, a sua campanha vai ter uma taxa de leituras bastante superior. O próprio assunto da campanha poderá influenciar muito nesta taxa de leituras.

Recomendamos que analise o impacto das suas campanhas comparando-as com campanhas que tenha enviado anteriormente de forma a saber qual o melhor formato para a sua lista de contactos.

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