IPv6 no DNS.PT

0
292
views

A DNS.pt suporta o registo de domínios com informação técnica em IPv6 desde de 2003 (os registos AAAA), tendo sido uma das primeiras Registries a disponibilizar a configuração IPv6 em DNS no que toca a country-code Top Level Domains.

O que é um Domínio?

Um domínio é um nome de fácil memorização e que serve para identificar computadores na Internet.

Quando se visita um sítio web ou se envia um e-mail, o nosso computa-dor precisa de saber a localização na Internet do servidor em que a página se encontra ou o servidor da caixa de e-mail de destino, para nos poder prestar o serviço que desejamos.

A informação da localização na Internet destes servidores está noutro servidor (servidor de nomes)que assegura a conversão no endereço IP certo para a entrega dos pedidos enviados pelo nosso computador para a Internet.

Essa tarefa é operada através da conversão do nome de domínio indicado pelo nosso computador (ex: www.dns.pt) num endereço IP, que identifica a localização dos computadores na Internet.

Domínios .PT

O DNS.PT, tem a responsabilidade pela gestão, registo e manutenção de domínios sob o TLD .PT, domínio de topo correspondente a Portugal.

Esta responsabilidade decorre da delegação efectuada pela IANA –Internet Assigned Numbers Authority à FCCN – Fundação para a Computação Cientifica Nacional, e foi confirmada e reconhecida pelo ICANN – Internet Corporation for Assigned Names and Numbers.

Trata-se de um serviço prestado à comunidade Internet nacional e mundial, pois só assim é possível ter acesso a servidores com nomes de domínio terminados em .PT, em qualquer sítio do mundo

O que é o DNS?

O Domain Name System (DNS) é uma das aplicações funda-mentais para o funcionamento da Internet que efectua a resolução de nomes de domínios em endereços IP, os números únicos que identificam sistemas ligados à Internet(sejam endereços IPv4, IPv6 ou ambos).

Esta aplicação e o sistema que a suporta garante 3 objectivos essenciais:

  • A tradução de nomes de fácil memorização (os nomes de domínio)para um número (endereço IP) que identifica de modo unívoco um sistema ligado à Internet, num dado instante;
  • A gestão dos sistemas ligados à Internet e dos seus nomes deforma hierárquica e distribuída com o Root Server mundial no topo da hierarquia e com a informação distribuída por milhares de servidores de nomes existentes na Internet;
  • Disponibilidade e operação da Internet de forma distribuída e com elevada resiliência

DNS Servidor Root

Alguns Dados que colocam Portugal na linha da frente:

  • Primeiros Registos em 2003;
  • Media diária de consultas IPv6 no primário ns.dns.pt -> 11,5% (em 26M consultas diárias);
  • De 20.786 servidores de nomes únicos na zona .pt, 576 (0.03%) tem a resolução do seu nome em IPv6

Poderá consultar abaixo o PDF disponibilizado pela FCCN: