ICANN disponibiliza lista de novos pedidos para gTLDs

0
116
views

ICANN

A ICANN acabou de anunciar a lista de pedidos de aplicação para novos gTLDs feitos durante o período de 12 de Janeiro de 2012 e 30 de Maio de 2012.

Existem actualmente cerca de 280 ccTLDs (Domínios Geográficos/Country-Code) e apenas 22 extensões de domínios genéricos, no entanto com as recentes decisões da ICANN, esta tendência irá alterar.

Existem várias centenas de novas extensões que foram propostas por empresas, no entanto após o processo de aplicação para gestão destes novos gTLDs, ainda irá haver um processo de aprovação até que os domínios sejam finalmente delegados.

Algumas das extensões têm mais do que uma empresa interessada, como é o caso do .APP que recebeu a aplicação por parte de 12 empresas, pelo que provavelmente a atribuição da mesma irá ser alvo de um leilão, o que irá aumentar ainda os lucros da ICANN com esta iniciativa. De relembrar que cada aplicação teve um custo de 180 mil dólares.

Por cá, verificamos que a Portugal Telecom pediu a aplicação para os domínios .SAPO e .MEO, algo que poderá ser bastante positivo para que a empresa reuna todos os seus domínios no seu próprio Top Level Domain.

A lista dos domínios pode ser consultada directamente através do site da ICANN, bastando aceder aqui.