FCCN – Registo simplificado de domínios com.pt, org.pt e .PT

1
143
views

DomíniosA FCCN, Fundação para a Computação Cientifica Nacional, Registry responsável pela gestão dos domínios sob o domínio de topo .PT, anunciou na passada quarta-feira (2 de Junho de 2010), a nova regulamentação para registo de domínios que entrará em vigor já no dia 1 de Julho de 2010.

O objectivo das alterações introduzidas neste novo regulamento são a flexibilização e uma maior segurança no registo de domínios nacionais.

Desta forma, os domínios .com.pt e .org.pt (até agora restritos a organizações sem fins monetários) passam a estar disponíveis para registo por parte de entidades colectivas ou singulares, sem existir a necessidade de um contacto administrativo, passando a entidade gestora a assumir todas as alterações necessárias.

Outra grande novidade é a possibilidade de transmissão dos domínios .ORG.PT e .COM.PT, possibilitando assim um aumento de registo de domínios .com.pt para posterior venda, o que irá aumentar também a prática de Domaining nos domínios nacionais.

Em relação aos domínios principais com o TLD .PT, as novas regras indicam que não será possível registar domínios com base em pedidos de marca. Para além disso as marcas mistas deixam de ser base para registo de domínio .PT, sendo apenas válidas as marcas nominativas previamente aprovadas.

A FCCN apresenta também novidades ao nível da arbitragem, com a adopção formal do Centro de Arbitragem com competência especializada – ARBITRARE, para a resolução de conflitos neste âmbito.

DNS.PT

Para além das novas facilidades de registos de domínios .com.pt e .org.pt, a FCCN anunciou ainda a criação de uma nova campanha chamada EUESTOU.COM.PT para promover o registo de domínios nacionais.

  • Patricia Valinho

    registos .pt simplificados? Desde quando? Agora que as marcas mistas não podem ter acesso ao dominio .pt? Sem comentários…

    Estaremos a promover marcas portuguesas sem design, é isso? Ainda bem que estão a dar mais motivos aos profissionais portugueses para ignorar o talento dos jovens designers!!