Domínios .PT – Práticas pouco correctas

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WebTuga Domínios

É do conhecimento geral que são necessários vários contactos para o registo de um domínio .PT ou .COM.PT na FCCN/DNS.PT, sendo eles o Titular (Registrant), a Entidade Gestora (Billing Contact) e o Responsável Técnico (Tech Contact). Estes dados estão disponíveis publicamente através da base de dados WHOIS da DNS.PT.

Cabe à Entidade Gestora, sendo ela Oficial (Registrar) ou não, manter todos os dados actualizados, no entanto pelo que se tem verificado, muitas empresas do ramo dos serviços de Internet que fornecem o registo de domínio a terceiros, têm indicado informações inválidas nos dados do Contacto Titular, nomeadamente o endereço de e-mail.

Em vez de ser indicado um endereço de e-mail ao qual o cliente Titular tenha acesso, é indicado um e-mail da empresa gestora do domínio, dificultando assim o acesso à informação da DNS.PT e ainda a alteração de contactos Técnicos e indicação de uma nova Entidade Gestora.

Devido a esta posição tomada por estas empresas, torna-se difícil ou pelo menos mais complicado ao cliente mover os seus serviços para a concorrência.

O mesmo acontece com domínios internacionais (.com, .net e outros), uma vez que a maioria das empresas que fornecem o serviço não registam o domínio no nome do cliente, mas sim no seu. Esta situação já provocou problemas a bastantes pessoas, tendo estas perdido os seus domínios devido a esta prática, sendo um dos casos conhecidos relatado por vários blogs (url).

Esta é uma pratica reprovável que deverá ser reportada às entidades Registrys por parte dos titulares de domínios.