Domínio Principal numa sub-directoria dentro da public_html

0
297
views

Painel de Controlo

Em alguns dos nossos planos de alojamento, os clientes têm a possibilidade de alojar mais do que 1 site. Se o seu plano de alojamento lhe permite ter 1 ou mais Domínios Adicionais, então pode ter vários sites distintos sem a necessidade de ter planos de alojamento diferentes para cada um.

Quando um Domínio Adicional é configurado na conta de alojamento através do cPanel, é criada normalmente uma directoria com o nome do domínio dentro da public_html. Por exemplo, se o domínio tiver o nome “dominioadicional.com”, será criada a pasta public_html/dominioadicional.com/ (Esta situação é configurável).

Esta situação pode provocar no entanto alguma confusão na gestão dos sites, uma vez que a pasta public_html vai conter as directorias dos Domínios Adicionais e também as pastas e ficheiros da plataforma usada no domínio principal.

Para facilitar a gestão, poderemos contornar esta situação utilizando algumas condições de redireccionamento pelo mod_rewrite.

Crie um ficheiro com o nome .htaccess dentro da pasta public_html e coloque as seguintes instruções:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
RewriteEngine on

RewriteCond %{HTTP_HOST} ^(www.)?dominioprincipal.pt$
RewriteCond %{REQUEST_URI} !^/dominioprincipal.pt/
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d

RewriteRule ^(.*)$ /dominioprincipal.pt/$1

RewriteCond %{HTTP_HOST} ^(www.)?dominioprincipal.pt$
RewriteRule ^(/)?$ dominioprincipal.pt/index.php [L]

Deverá alterar “dominioprincipal.pt” pelo nome do seu domínio. Posteriormente bastará criar uma pasta com o nome do domínio dentro da public_html e colocar lá os ficheiros do seu site.

Esta configuração poderá necessitar de alterações adicionais caso o seu site utilize o mod_rewrite para reescrever os URLs, dependendo das condições e regras de reescrita.