Devo mudar o meu site para HTTPS?

0
660
views

Security SSL

Já aqui falamos acerca do Google beneficiar sites com acesso HTTP Seguro (HTTPS) nos resultados do motor de busca, no entanto muitos webmasters questionaram-se sobre a utilidade dos certificados em sites que não têm qualquer tipo de formulário de registo de utilizador, encomendas, etc.

As ligações em HTTPS utilizam o protocolo TLSTransport Layer Security (Segurança da Camada de Transporte), que como o próprio nome indica, é um protocolo que permite manter segura a ligação que transporta a informação do servidor para o seu browser e vice-versa.

O uso principal dos certificados SSL é encriptar a informação trocada entre o cliente (utilizador) e o servidor (site), no entanto essa não é a única vantagem de utilizar uma ligação HTTPS com certificado.

Com uma ligação HTTP segura, é possível garantir a integridade dos dados recebidos e enviados para o cliente/servidor, evitando assim que alguém altere o conteúdo que é recebido pelas visitas do seu site.

É possível também garantir a autenticidade da informação recebida, protegendo assim os seus utilizadores/visitantes contra ataques man-in-the-middle. Nos certificados EV (Extended Validated) por exemplo, os dados da sua empresa são validados de forma a garantir que esta se trata de uma empresa real e que o site pertence realmente à sua empresa, garantindo assim que não se trata de um site de Phishing em que alguém se esteja a tentar fazer passar por si.

Estes foram também os 3 pontos iniciais defendidos pelo Google durante a apresentação “HTTPS Everywhere” no Google I/O 2014. Encriptação, Autenticação e Integridade dos Dados.

Poderá verificar o vídeo da apresentação abaixo:

Esta apresentação cobre também quais os passos que deverá efectuar para migrar o seu site para HTTPS.

Se estava em duvidas relativamente à utilidade de configurar o seu site para ser acessível por HTTPS, este artigo e a apresentação do Google deverão ter esclarecido todas as suas duvidas e o porquê de ser importante fornecer o acesso a um site por HTTPS.

O próximo passo será adquirir um certificado SSL para o seu site. Poderá consultar abaixo a nossa lista de Certificados SSL:

Comprar Certificado SSL

Para qualquer duvida não hesite em contactar-nos.