[cPanel] – Fazer backup completo (fullbackup) e parcial

3
1344
views

cPanel LogoUma das vantagens de utilizar o cPanel é o seu sistema de backups que permite guardar um backup diário, semanal e mensal do conteúdo total da sua conta de alojamento.

Através do painel de controlo cPanel o cliente poderá efectuar uma cópia de segurança parcial ou total da sua conta de alojamento, bastando clicar no icon “Backup Wizard“.

cPanel Backup Wizard

No primeiro passo, escolhe se pretende fazer um backup ou restaurar um backup:

Backup Wizard

Se optar por uma cópia parcial, poderá optar fazer o download do “Directório Home“, das bases de dados MySQL (podendo seleccionar aquela que pretende) ou dos Redireccionamentos e Filtros dos e-mails (por domínio ou sub-domínio).

Full Backup Wizard

No caso de optar por um backup completo (Full Backup), irá obter o conteúdo total da sua conta de alojamento, contas de e-mail e todas as configurações de forma a poder restaurar em outro servidor cPanel. O restauro deste tipo de backup é apenas possível com privilégios avançados no servidor, não sendo possível para um utilizador comum restaurar directamente através da interface do cPanel.

Ao escolher a opção de backup completo, é possível indicar onde pretende que o backup seja colocado, podendo escolher uma das seguintes opções:

  • Directório Home;
  • Servidor FTP Remoto;
  • Servidor FTP Remoto (modo passivo);
  • Cópia Segura via scp;

cPanel Full Backup

Se já tiver efectuado algum pedido de cópia de segurança anteriormente, esta irá aparecer numa lista de backups disponíveis para download. Nessa lista pode confirmar se a cópia de segurança já foi concluída ou está a decorrer, bem como a data e o tamanho do ficheiro de backup.

É ainda possível indicar um endereço de e-mail para onde será enviada uma notificação quando a cópia de segurança estiver concluída.

Na possibilidade de ter optado por um backup parcial, poderá como já foi anteriormente indicado, escolher uma das seguintes opções:

  • Directório Home;
  • Bases de Dados MySQL;
  • Redireccionamento de Correio e Filtros;

Escolhendo o backup do Directório Home, irá ser redireccionado para o terceiro passo do Backup Wizard que lhe permite fazer o download directo da home da sua conta de alojamento.

cPanel Backup Home

Deverá ter em conta que no caso da sua conta de alojamento ter bastantes ficheiros, o download do backup poderá demorar algum tempo.

A opção de download do backup das “Bases de Dados MySql“, permite-lhe posteriormente escolher qual das bases de dados da sua conta é que pretende guardar, sendo esta exportada como ficheiro comprimido em .gz.

cPanel Backup MySQL

Uma vez na possa deste backup da base de dados, poderá restaurar em outro servidor utilizando o phpmyadmin ou no caso de um servidor cPanel, pode efectuar o restauro pelo Backup Wizard.

Se seleccionar a opção “Redireccionamento de Correio e Filtros” irá verificar que estes estão em separado, tendo a possibilidade de fazer o download dos redireccionamentos ou dos filtros para cada um dos domínios ou sub-domínios em separado.

cPanel Backup Filtros e Redirects

Em qualquer uma das opções de backup parcial, poderá restaurar em outro servidor cPanel através do Backup Wizard, sendo para tal apenas necessário seleccionar a opção “Restaurar” em vez da opção “Backup” no primeiro passo do Backup Wizard.

Neste caso qualquer utilizador comum com acesso a uma conta cPanel, poderá utilizar os backups para restaurar noutro servidor cPanel sem a necessidade de intervenção de um técnico ou administrador de sistemas com privilégios avançados.

Video – Como fazer backup pelo cPanel

Devera instalar o Adobe Flash para ver o vídeo!

  • Gustavo

    Olá, os arquivos salvos no servidor tmb serão armazenados no backup. Como documentos padrões da empres?

  • Teotónio Ricardo

    Boa noite,

    O procedimento descrito serve para efectuar o backup total da conta de alojamento, incluíndo ficheiros, configurações, bases de dados, e-mails, etc. Se os ficheiros estiverem guardados dentro da conta de alojamento, também serão armazenados na cópia de segurança.

  • Bruno Fernandes Assumpção

    Estou sendo passado para trás e estou sem o acesso do CPANEL do meu site. porém tenho acesso para alterar o DNS e tudo mais, se eu trocar de hospedagem hoje sem o backup perderei tudo que tenho a 2 anos. Como faço um backup completo do site sem acesso ao CPANEL