Conheça os novos TLDs que vai poder registar

0
276
views

newtlds

Com a introdução de novos Domínios de Topo (Top Level Domains), as pessoas vão ter muitas mais possibilidades de domínios, que poderemos dividir em 4 grupos distintos.

Para além dos domínios genéricos que já estamos habituados, vão existir também domínios geográficos para além dos ccTLDs, domínios especificos para determinadas comunidades e domínios especiais para marcas e organizações.

Desta forma, será mais fácil para si encontrar um domínio personalizado para o seu projecto ou para a sua empresa que permitirá que o seu site seja reconhecido mais facilmente.

Domínios Genéricos (Generic TLDs): Este tipo de domínios pode ser registado por qualquer pessoa e não tem qualquer restrição. Nesta categoria estão incluídos domínios como .mail, .blog ou .shop. Desta forma as empresas com lojas online poderão por exemplo utilizar o seu domínio .shop. Para além disso, existe domínios genericos que podem ser utilizados por empresas numa determinada industria, como por exemplo o .music.

Domínios Geográficos (Geographic TLDs): Se o seu negócio é local, então este tipo de domínios pode ser bastante interessante para si, uma vez que irá atrair o seu publico alvo. Infelizmente não existe nenhum domínio geográfico para cidades portuguesas, no entanto este tipo de domínios pode ser utilizado por agências de viagens para promover os seus serviços numa determinada cidade, como por exemplo Nova Iorque (.nyc), Madrid (.madrid), Londres (.london) ou Tokyo (.tokyo).

Domínios Comunitários (Community TLDs): Este tipo de domínios poderá ser utilizado para grandes comunidades, como por exemplo religiões, onde será possível registar domínios com a extensão .mormon, .catholic ou .islam.

Domínios de Marcas (Brand TLDs): São domínios especificos para uma marca, como por exemplo o .google, .canon ou .mcdonalds. Em Portugal, a Portugal Telecom concorreu aos domínios .sapo e .meo, podendo assim promover os seus serviços e a sua rede de sites.

Com a introdução destes novos domínios, a provabilidade de encontrar um domínio curto e personalizado para promover o seu site é muito maior.

 via Pingzine