Configurar domínio próprio no Sapo Blogs

0
678
views

Se tem actualmente um blog criado na plataforma SAPO Blogs, saiba que é possível associar um domínio próprio ao seu blog em vez de utilizar o endereço “nomedoseublog.blogs.sapo.pt” atribuído pela plataforma quando efectua o registo inicial.

Se efectuar o registo do seu domínio junto da WebTuga, uma das funcionalidades que fornecemos gratuitamente é a Gestão DNS, onde pode facilmente configurar os registos DNS de forma a apontar o seu domínio para o seu blog ou outro serviço externo que necessite.

Configurações no Sapo Blogs

sapoblogs-dominioproprio

Para lhe demonstrar como poderá efectuar esta configuração, criamos um blog no Sapo Blogs com o endereço “omeublogdosapo.blogs.sapo.pt”. Assim que entrar na sua conta Sapo Blogs deverá ver uma janela semelhante a esta:

sapoblogs-dominioproprio-1
Na listagem de blogs, caso tenha mais que um, seleccione a seta ao lado do botão “Editar” e clique em “Gerir Blog“.

sapoblogs-dominioproprio-2 Será direccionado para o menu Definições > Configurações do seu blog.

sapoblogs-dominioproprio-3

Nesta página, faça scroll até à secção Domínio Próprio, insira o seu domínio no campo do endereço e clique no botão “Associar” conforme a imagem abaixo:

sapoblogs-dominioproprio-4Ao efectuar esta alteração, o seu blog Sapo irá ficar associado com o domínio que indicou no campo do domínio próprio.

Configurações no Painel de Gestão DNS

Agora que já alterou a configuração do Domínio Próprio no Sapo, deverá aceder à sua Área de Clientes na WebTuga e efectuar as configurações DNS.

Efectue autenticação na sua conta de cliente acedendo ao endereço https://clientes.webtuga.pt e indicando o endereço de e-mail e password com que se registou na WebTuga.

sapoblogs-gestaodns-1

Assim que efectuar autenticação, irá ser redireccionado para a dashboard da sua Área de Cliente. Poderá agora aceder ao menu Domínios > Gestão DNS:

sapoblogs-gestaodns-2

Na Gestão DNS irá conseguir verificar todos os seus domínios. Identifique o domínio que pretende alterar e clique no botão “Adicionar Nova Zona“:

sapoblogs-gestaodns-3

Irá surgir uma janela dentro da página onde deverá indicar o seu domínio naked-domain (sem “www”) e o endereço de IP do serviço Sapo Blogs: 213.13.145.64

Assim que preencher os campos, bastará clicar no botão “Adicionar Zona” e as configurações serão guardadas e propagadas para os servidores DNS.

sapoblogs-gestaodns-4

Agora será necessário configurar um registo adicional na zona DNS para que o seu domínio fique acessível também através do endereço com “www” (Exemplo: www.oseudominio.pt).

Para tal, deverá clicar no icon “Editar Zona” conforme a imagem abaixo:

sapoblogs-gestaodns-5

Assim que clicar nessa opção, será redireccionado para a página de configuração dos registos DNS, onde poderá verificar todos os registos actualmente configurados.

sapoblogs-gestaodns-6

Clique agora no botão “Adicionar Registo” e configure um novo registo do tipo A com o nome “www” e indique novamente o endereço de IP 213.13.145.64

sapoblogs-gestaodns-7

A zona DNS está agora configurada, devendo verificar dois registos semelhantes aos destacados no seguinte exemplo:

sapoblogs-gestaodns-8

As configurações DNS estão agora finalizadas e bastará aguardar pela propagação da zona pelos servidores DNS.

Assim que a informação estiver propagada, deverá conseguir aceder ao seu blog utilizando o seu domínio próprio.

sapoblogs-dominioproprio-final

Neste guia ensinamos como poderá em menos de 5 minutos efectuar a configuração do seu domínio próprio no Sapo Blogs.

Se o seu objectivo é ter o seu blog Sapo alojado em alojamento próprio, saiba que não é possível. Poderá no entanto subscrever um plano de alojamento web junto da WebTuga, instalar a plataforma WordPress e importar os conteúdos do Sapo Blogs. Caso pretenda efectuar essa alteração, poderá solicitar apoio junto da nossa equipa técnica!