Configurar domínio próprio no Blogger

1
1201
views

Blogger Dominio Proprio

A Google fornece uma plataforma de blogging gratuita através do site Blogger, permitindo-lhe apontar o seu próprio domínio. Caso tenha efectuado o registo de um domínio através da WebTuga, deixamos abaixo quais os procedimentos que terá que seguir para configurar as zonas DNS necessárias e associar o domínio à sua conta Blogger.

Configurações no Blogger

Para efeitos de demonstração, criamos o blog “http://blogwebtuga.blogspot.pt/”. Quando aceder ao Dashboard da sua conta Blogger, deverá verificar uma janela semelhante a esta:

blogger-dashboard

Irá encontrar nesta página uma lista dos blogs que tem criados e também uma lista dos blogs que segue actualmente.

Deverá clicar no botão conforme a imagem abaixo e seleccionar o menu “Visão Geral”:

blogger-dns-visaogeral

Nesta página irá poder visualizar todas as informações relativas ao blog em especifico e aceder aos vários menus de gestão desse blog. Tal como o próprio nome da página indica, trata-se de uma visão geral do seu blog, dos posts, comentários e definições.

blogger-dns-definicoespublicao

Agora clique no menu lateral que diz “Definições” e aceda à secção “Publicação” da página em questão.

Clique agora em “+ Adicionar um domínio personalizado” e insira o endereço que pretende dár ao seu blog. Neste caso vamos configurar o hostname “www.webtuga.net”, no entanto poderá ser qualquer endereço, como por exemplo “blog.webtuga.net”, “discussao.webtuga.net”, etc.

Após clicar no botão “Guardar”, será apresentada a mensagem “Não foi possível validar a sua autoridade sobre este domínio.”.

blogger-dns-dominioproprio

Serão agora apresentadas duas entradas DNS que terá que configurar no seu domínio. Um dos registos DNS irá ser utilizado para validar que é realmente o detentor do domínio em questão, sendo o outro o registo que irá fazer com que o seu domínio aponte para os servidores do Blogger.

Configurações no Painel de Gestão DNS

Aceda agora ao Painel de Gestão DNS do seu domínio e configure os dois registos CNAME indicados pelo Blogger.

O acesso ao Painel de Gestão DNS é fornecido pela WebTuga de forma gratuita mediante solicitação. Se ainda não tem acesso ao Painel de Gestão DNS, deverá submeter um Ticket para o Dept. Técnico e solicitar o mesmo.

No Painel de Gestão DNS, clique no menu Editor de Zona DNS Avançado (Advanced DNS Zone Editor) e configure os registos DNS com os dados fornecidos pelo Google, conforme exemplificado nas imagens abaixo:

gestaodns-cname-blogger

gestaodns-cnamevalidarblogger

Nota: Caso pretenda configurar também o seu naked-domain (domínio sem www.) de forma a que os utilizadores possam aceder através de http://www.webtuga.net e http://webtuga.net, deverá configurar adicionalmente os seguintes registos do tipo A na zona DNS do seu domínio com os seguintes IPs:

gestaodns-a-blogger

216.239.32.21
216.239.34.21
216.239.36.21
216.239.38.21

Configurações Finais de Domínio Próprio no Blogger

Após concluir as configurações DNS, aguardar algumas horas para que as zonas DNS possam propagar por todos os servidores no mundo. Posteriormente clique novamente no botão “Guardar” no Blogger e o seu domínio deverá ficar configurado no Blogger.

dominio-proprio-blogger-webtuga

Notas Finais:

  • Caso o seu domínio próprio não aponte para o seu blog depois das configurações acima indicadas, deverá aguardar mais algumas horas de forma a assegurar-se que todos os servidores DNS foram actualizados com as novas zonas. Se mesmo após 48 horas não conseguir visualizar o seu blog, contacte com o nosso Dept. Técnico para que possamos verificar se existe alguma configuração definida incorrectamente.
  • O endereço original do seu blog (oseublog.blogger.com) irá reencaminhar automaticamente para o seu novo domínio, evitando assim que perca visitas.
  • As imagens com hot-linking do endereço anterior irão continuar a funcionar sem problemas.
  • Flavia Ribeiro

    Não entendi muito bem como trocar os DNS e como conseguir o domínio, e se é de fato gratuito; se solicitar com vocês, terei domínio gratuito?