Configurar conta de e-mail por IMAP no Outlook 2013

0
1290
views

Outlook 2013

Com o Outlook poderá sincronizar a sua caixa de correio electrónico alojada nos servidores da WebTuga com o seu computador local utilizando o protocolo IMAP, podendo ainda consultar o e-mail em outros dispositivos em simultâneo.

Este guia ensina-o a adicionar a sua conta de e-mail ao Outlook e assim sincronizar os e-mails para leitura no seu computador.

  1. Execute o Outlook, aceda ao menu “Ficheiro” e posteriormente na aba Informações clique no botão “Adicionar Conta
  2. Marque a opção “Configuração manual ou tipos de servidores adicionais” e clique em “Seguinte“.
  3. Marque a opção “POP ou IMAP“ e clique em “Seguinte“.
  4. Preencha todos os dados da conta (Exemplo: O seu nome, O seu endereço de Correio Electrónico)
  5. Seleccione o tipo de conta “IMAP” e indique o seu servidor de recepção (IMAP) e envio (SMTP) de e-mail, que será: mail.onomedoseudominio.pt
  6. Indique o seu username, ou seja, o seu endereço de e-mail e a respectiva password.
  7. Agora clique no botão “Mais definições
  8. Seleccione a aba “Servidor de envio“, marque a checkbox “O meu servidor de envio (SMTP) requer autenticação” e seleccione a opção “Utilizar as mesmas definições do meu servidor de receção de correio“.
  9. Seleccione agora a aba “Avançadas” e indique as portas e o tipo de ligação (normal ou segura) que pretende utilizar. Poderá consultar as portas dos serviços IMAP e SMTP no final deste artigo.
  10. Clique agora no botão “Ok” para guardar as definições e posteriormente na opção “Seguinte“.
  11. O Outlook vai efectuar os testes de ligação e se tudo estiver configurado correctamente, já deverá conseguir enviar e receber e-mails no seu computador utilizando o Outlook.
  12. Clique no botão “Fechar” para fechar a janela e posteriormente no botão “Concluir” para concluir a configuração da conta de e-mail.

Assim que concluído o processo de configuração, o Outlook vai sincronizar todas as pastas da sua caixa de correio presentes no servidor.

Ao contrário do protocolo POP3 em que os e-mails são descarregados e normalmente apagados do servidor após alguns dias, o protocolo IMAP utiliza o servidor como sistema central de sincronização, sendo os e-mails mantidos no servidor ao utilizar este protocolo.

Portas IMAP e SMTP

Abaixo poderá encontrar as portas nas quais operam os serviços de e-mail IMAP e SMTP. Deverá certificar-se que estas portas não estão bloqueadas na rede ou no computador onde se encontra a configurar o Outlook por nenhuma Firewall, Anti-Virus ou qualquer outro sistema de filtro de Internet.

  • Servidor IMAP: 143
  • Servidor IMAP SSL: 993
  • Servidor SMTP: 25
  • Servidor SMTP: 465

Tenha em atenção que estes serviços apenas funcionam com autenticação com os dados correctos da sua conta de correio.