Configurar conta de e-mail por IMAP na Mail.app (MacOSx)

0
300
views

mailappyosemite

A Mail.app é a aplicação de cliente de e-mail oficial da Apple incluído em todos os dispositivos com Sistema Operativo da família MacOSx.

Configurar a sua conta de e-mail no MacOSx é bastante fácil, uma vez que o Mail.app é um dos clientes de e-mail mais simples que existe.

Neste guia irá verificar como em apenas 2 minutos conseguirá configurar a Mail.app para sincronizar a sua caixa de correio com o servidor via IMAP.

Siga os seguintes passos:


 

  1. Abra a aplicação Mail.app que se encontra instalada de origem no seu MacOSx e está presente na pasta “Aplicações” ou procure pela mesma utilizando o Spotlight.
  2. Se é a primeira vez que está a utilizar a Mail.app, quando iniciar a aplicação irá ser apresentada uma janela onde poderá “Adicionar uma nova conta de correio…“. Caso já tenha outras contas de e-mail configuradas, deverá aceder ao menu “Mail” e seleccionar a opção “Adicionar conta“.
  3. Na janela em questão vão-lhe aparecer várias opções, incluíndo conta iCloud, Exchange, Google, Yahoo e Aol, no entanto neste caso vamos seleccionar a ultima opção que indica “Adicionar outra conta de e-mail…
  4. No passo seguinte deverá indicar o Nome que pretende dar internamente à conta, o endereço de e-mail e a respectiva password.
  5. Assim que clicar no botão “Criar“, a aplicação vai tentar identificar as definições do servidor automaticamente. Caso esta não detecte automaticamente as definições, irá aparecer a informação de que “A conta tem de ser configurada manualmente“, devendo posteriormente clicar em “Seguinte”.
  6. Passará então ao passo onde tem que indicar os dados do servidor de recepção. Seleccione neste caso o tipo de conta (IMAP), indique o endereço do Servidor de correio (o servidor será mail.onomedoseudominio.com ou então qualquer outro endereço ou IP que aponte para o servidor de e-mail), o Utilizador (será o endereço de e-mail completo) e a respectiva Palavra-passe. Assim que preenchidos os campos, clique no botão “Seguinte”.
  7. O cliente de e-mail irá tentar iniciar sessão no servidor. É possível que lhe seja mostrada uma mensagem de alerta referente ao certificado do servidor, pelo que bastará seleccionar a opção “Ligar” ou clicar no botão “Mostrar certificado” e seleccionar a opção “Confiar sempre em (…)”.
  8. Agora terá que indicar os dados do servidor de envio (SMTP), sendo os mesmos que indicou anteriormente. Preencha os dados e clique em “Criar”.
  9. Se lhe for solicitada a informação da porta do servidor de envio, poderá indicar a porta default (25) ou então utilizar a opção de ligação por SSL indicando a porta 465. Na autenticação deverá seleccionar a opção “Palavra-passe” de forma a que seja feita autenticação no servidor com os dados da conta de e-mail.
  10. Clique em “Criar” e já está. Se tudo estiver configurado correctamente, a Mail.app deverá começar a sincronizar com a sua caixa de correio.

Lembre-se que as portas de ligação ao servidor deverão estar abertas na Firewall ou filtro de rede ou computador:

  • Servidor IMAP: 143
  • Servidor IMAP SSL: 993
  • Servidor SMTP: 25
  • Servidor SMTP: 465

Qualquer ligação com os servidores acima indicados deverá ser feita de forma autenticada com os dados correctos.