Configurar conta de e-mail IMAP/POP3 no iPad

Alojamento Web SSD

iPadA WebTuga compreende que os clientes têm cada vez mais uma maior necessidade de acesso móvel às suas ferramentas de trabalho, sendo uma das mais importantes o acesso às suas caixas de correio.

Dispositivos como o iPhone, o iPad, os smartphone Android e outros, facilitam agora mais do que nunca o acesso a estas ferramentas. Desta forma iremos deixar aqui um dos nossos primeiros guias para configuração do seu serviço de e-mail no seu telemóvel/tablet, sendo que o iPad será o primeiro dispositivo aqui exemplificado.

Siga os passos abaixo para configurar o seu iPad ou iPad 2 com a sua conta de e-mail alojada nos servidores da WebTuga.

Conta de E-mail no iPad

Antes de começar, deverá certificar-se que tem os seus dados de autenticação, incluíndo servidor de e-mail (normalmente mail.oseudominio.com), username (oseue-mail@oseudominio.com) e a respectiva password.

Caso seja a primeira vez que está a configurar uma conta de e-mail no iPad, deverá apenas executar a aplicação Mail. Se já tem outras contas configuradas, aceda através do iPad às Definições > Mail, Contactos, Calendário > Conta Nova…

Em ambas as situações, deverá aparecer a seguinte interface, onde deverá escolher a opção “Outro” para configurar a sua conta de e-mail:

Ao seleccionar “Outro” irá aparecer o seguinte ecrã, onde deverá indicar o seu Nome, o seu endereço de E-mail, a respectiva password e uma descrição da conta em questão.

Após preenchidas as informações, seleccione o botão “Seguinte” e complete os campos pedidos.

Neste caso vamos utilizar o protocolo IMAP para comunicação com o servidor, no entanto é também possível utilizar o método POP3. Estes dois protocolos têm cada um as suas vantagens, mas por motivos de sincronização, optaremos pelo IMAP.

Deverá indicar os dados do Servidor de Envio (SMTP) e do Servidor de Recepção/Entrada (IMAP) de e-mail. Ambos têm o mesmo hostname, que no seu caso será mail.oseudominio.com. Deverá também indicar o username (endereço de e-mail completo) e a password.

Ao pressionar o botão “Seguinte” deverá aparecer uma janela com a mensagem “A Identidade do Servidor Não Pode Ser Verificada”. Ignore e clique em Continuar.

Deverá agora seleccionar na janela abaixo pelo menos a opção Mail e posteriormente Salvar.

Neste momento o seu iPad já deverá estar a transferir conteúdo do servidor, sincronizando os últimos e-mails:

Vamos no entanto alterar algumas definições para um melhor funcionamento do seu iPad com o servidor de e-mail. Continue com as instruções abaixo fornecidas:

Pressione o botão Home do seu iPad e aceda a Definições > Mail, Contactos, Calendário. Ai seleccione a conta que acabou de criar e no ecrã seguinte escolha a opção “Conta“. Faça scroll até baixo e seleccione Avançadas.

Clique em “Usar SSL” para desactivar a ligação via SSL (opcional) e indique a porta 143. No caso de pretender autenticar-se via SSL, deverá manter a porta 993. No campo Prefixo do caminho IMAP deverá escrever apenas “INBOX”.

Volte para a página anterior, entre em SMTP e seleccione o Servidor Principal.

Pressione “Usar SSL” novamente para desactivar a ligação por SSL e certifique-se que a porta de ligação é a 25, tal como representa a screenshot abaixo:

Após concluir estas configurações, clique em OK. A sua conta de e-mail estará agora sincronizada no seu iPad, podendo aceder aos seus e-mails em qualquer local.

Caso tenha um iPhone, as configurações serão semelhantes. No entanto iremos desenvolver também um artigo para o ajudar na configuração do seu iPhone ou iPod Touch, com todos os passos detalhados.

Caso tenha alguma duvida ou surja algum erro durante a sua configuração de conta de e-mail no iPad, não hesite em contactar-nos. A nossa equipa estará disponível para o ajudar em qualquer duvida que surja.

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