Configurar conta de e-mail IMAP/POP3 no iPad

0
1648
views

iPadA WebTuga compreende que os clientes têm cada vez mais uma maior necessidade de acesso móvel às suas ferramentas de trabalho, sendo uma das mais importantes o acesso às suas caixas de correio.

Dispositivos como o iPhone, o iPad, os smartphone Android e outros, facilitam agora mais do que nunca o acesso a estas ferramentas. Desta forma iremos deixar aqui um dos nossos primeiros guias para configuração do seu serviço de e-mail no seu telemóvel/tablet, sendo que o iPad será o primeiro dispositivo aqui exemplificado.

Siga os passos abaixo para configurar o seu iPad ou iPad 2 com a sua conta de e-mail alojada nos servidores da WebTuga.

Conta de E-mail no iPad

Antes de começar, deverá certificar-se que tem os seus dados de autenticação, incluíndo servidor de e-mail (normalmente mail.oseudominio.com), username (oseue-mail@oseudominio.com) e a respectiva password.

Caso seja a primeira vez que está a configurar uma conta de e-mail no iPad, deverá apenas executar a aplicação Mail. Se já tem outras contas configuradas, aceda através do iPad às Definições > Mail, Contactos, Calendário > Conta Nova…

Em ambas as situações, deverá aparecer a seguinte interface, onde deverá escolher a opção “Outro” para configurar a sua conta de e-mail:

Ao seleccionar “Outro” irá aparecer o seguinte ecrã, onde deverá indicar o seu Nome, o seu endereço de E-mail, a respectiva password e uma descrição da conta em questão.

Após preenchidas as informações, seleccione o botão “Seguinte” e complete os campos pedidos.

Neste caso vamos utilizar o protocolo IMAP para comunicação com o servidor, no entanto é também possível utilizar o método POP3. Estes dois protocolos têm cada um as suas vantagens, mas por motivos de sincronização, optaremos pelo IMAP.

Deverá indicar os dados do Servidor de Envio (SMTP) e do Servidor de Recepção/Entrada (IMAP) de e-mail. Ambos têm o mesmo hostname, que no seu caso será mail.oseudominio.com. Deverá também indicar o username (endereço de e-mail completo) e a password.

Ao pressionar o botão “Seguinte” deverá aparecer uma janela com a mensagem “A Identidade do Servidor Não Pode Ser Verificada”. Ignore e clique em Continuar.

Deverá agora seleccionar na janela abaixo pelo menos a opção Mail e posteriormente Salvar.

Neste momento o seu iPad já deverá estar a transferir conteúdo do servidor, sincronizando os últimos e-mails:

Vamos no entanto alterar algumas definições para um melhor funcionamento do seu iPad com o servidor de e-mail. Continue com as instruções abaixo fornecidas:

Pressione o botão Home do seu iPad e aceda a Definições > Mail, Contactos, Calendário. Ai seleccione a conta que acabou de criar e no ecrã seguinte escolha a opção “Conta“. Faça scroll até baixo e seleccione Avançadas.

Clique em “Usar SSL” para desactivar a ligação via SSL (opcional) e indique a porta 143. No caso de pretender autenticar-se via SSL, deverá manter a porta 993. No campo Prefixo do caminho IMAP deverá escrever apenas “INBOX”.

Volte para a página anterior, entre em SMTP e seleccione o Servidor Principal.

Pressione “Usar SSL” novamente para desactivar a ligação por SSL e certifique-se que a porta de ligação é a 25, tal como representa a screenshot abaixo:

Após concluir estas configurações, clique em OK. A sua conta de e-mail estará agora sincronizada no seu iPad, podendo aceder aos seus e-mails em qualquer local.

Caso tenha um iPhone, as configurações serão semelhantes. No entanto iremos desenvolver também um artigo para o ajudar na configuração do seu iPhone ou iPod Touch, com todos os passos detalhados.

Caso tenha alguma duvida ou surja algum erro durante a sua configuração de conta de e-mail no iPad, não hesite em contactar-nos. A nossa equipa estará disponível para o ajudar em qualquer duvida que surja.