Este guia serve para a maioria dos domínios genéricos, podendo no entanto existir algumas extensões que tenham procedimentos específicos. Caso tenha alguma duvida, entre em contacto com o nosso Apoio ao Cliente.
1 – Recolha de Dados para Transferência de Domínio
Para transferir um domínio para a WebTuga, deverá previamente obter algumas informações acerca do seu domínio junto do actual fornecedor do serviço de registo de domínio (Registrar).
Contacte o seu Registrar e certifique-se que:
- O seu domínio foi registado ou transferido para esse Registrar à mais de 60 dias;
- O seu domínio está desbloqueado para transferência (Registrar Lock desactivado);
- O seu domínio não tem activo nenhum serviço de Privacy Protection, Whois Privacy, ou Whois Proxy Service;
- O seu domínio ainda não expirou e ainda tem tempo suficiente para concluir a transferência sem que o seu site fique inacessível (Recomendável, mas não mandatário);
- Os dados do Contacto Administrativo (owner-c) estão correctos e tem acesso ao e-mail do contacto;
- Obtém a chave de transferência válida para o seu domínio – EPP Key ou Auth Code;
2 – Encomende a Transferência do Domínio na WebTuga
Assim que recolher as informações solicitadas no passo anterior, deverá efectuar a encomenda da transferência de domínio indicando todos os dados solicitados e liquidar o valor cobrado pela transferência.
Após validado o pagamento, a WebTuga irá iniciar o processo de transferência do domínio junto da Registrar.
3 – Confirmar a Transferência do Domínio
Quando o processo de transferência for iniciado, o Contacto Administrativo actual do domínio irá receber um e-mail da WebTuga ou de um dos seus parceiros de Registo (Registrars), de forma a confirmar a transferência do mesmo.
Este e-mail contem uma hiperligação com endereço único, que o Contacto Administrativo deverá aceder num prazo de 5 dias para confirmar o seu interesse em transferir o domínio.
Se o Contacto Administrativo não aprovar a transferência dentro de 5 dias, será assumido que este não pretende que a transferência seja concluída.
Assim que a transferência for confirmada pelo Contacto Administrativo, a chave de transferência (EPP Code, Auth Code) será validada e a Registrar actual será notificada relativamente a esta transferência.
A Registrar actual poderá então notificar o Contacto Administrativo do domínio em questão a confirmar que este pretende transferir o seu domínio. Se a transferência não for negada pelo Contacto Administrativo, esta será concluída ao fim de 5 dias (ou menos, caso a Registrar Actual confirme ou permita ao cliente aprovar manualmente).
Se o processo concluir sem objecção, ao final dos 5 dias este ficará disponível na sua Área de Clientes como activo.
Nota: A informação do seu domínio mantem-se inalterada durante o processo de transferência, incluindo os Nameservers associados.