Chrome 68 vai marcar sites HTTP como Inseguros

0
250
views

Em 2016 já tínhamos informado que o Google iria começar a marcar os sites acessíveis por http como Inseguros, no entanto essa situação só iria ocorrer em determinadas condições, nomeadamente em páginas web em que fossem solicitados dados como Passwords ou os detalhes de um Cartão de Crédito.

No entanto o objectivo do Google Chrome é marcar todas as páginas HTTP como inseguras, sendo esta uma situação que está também a ser reproduzida por outros browsers como por exemplo o Firefox.

No caso do Google Chrome, a partir de Julho de 2018, qualquer página que não utilize HTTPS irá ser marcada como Não Segura:

Esta alteração será introduzida no Chrome 68, pelo que irá certamente levar a que muitas páginas que visita actualemten sejam classificadas como inseguras, levando assim a que a confiança que os utilizadores têm relativamente à mesma seja afectada.

O Google Chrome é neste momento um dos browsers mais utilizados em todo o mundo, tendo um rácio de 60% do total de utilização em computadores e dispositivos móveis, pelo que esta alteração poderá ter um alto impacto nos acessos aos sites que não estejam devidamente protegidos por https com Certificados SSL válidos.

Torna-se desta forma cada vez mais importante proteger os seus sites com um Certificado SSL e disponibilizar o acesso ao mesmo por https, não só pelo factor de segurança, como também pela confiança que poderá passar aos visitantes do mesmo.

Comprar Certificado SSL

Se é cliente da WebTuga, felizmente nós tornamos o processo de adicionar um certificado SSL ao seu site bastante simples e rápido, disponibilizando-lhe vários tipos de certificados emitidos por Certificate Authrorities como Comodo, Symantec, RapidSSL, Thawte e GeoTrust.

Assim, para obter um certificado SSL e instalar no seu site, bastará seguir os passos abaixo:

Adquirir um Certificado SSL

Obtenha um Certificado SSL através do nosso site, bastando escolher o mesmo na página de Certificados SSLFinalize o processo de encomenda e efectue o pagamento do Certificado SSL utilizando um dos métodos de pagamento que disponibilizamos.

Consulte o seu endereço de e-mail e verifique as instruções do e-mail “[WebTuga] Configuração de Certificado SSL” que lhe foi enviado pelo nosso sistema.

Criar um CSR (Certificate Sign Request)

Crie um novo CSR (Certificate Signing Request) para o seu domínio utilizando o nosso Gerador de CSR disponível seguinte endereço de forma a obter a combinação de chaves CSR e a Chave Privada para o seu Certificado: https://csr.webtuga.pt
Nota: Deverá indicar apenas o domínio sem http://. No caso de se tratar de um certificado Wildcard, deverá indicar o endereço como *.oseudominio.pt

Configuração do Certificado SSL

Preencha a Configuração do Certificado no nosso site para processar a encomenda, utilizando o endereço único que recebeu no e-mail com o assunto “[WebTuga] Configuração de Certificado SSL”.

Deverá indicar como tipo de servidor o “cPanel/WHM” ou equivalente ao seu servidor caso se trate de um site alojado num outro serviço.

Validar Domínio para o Certificado SSL

Valide a Titularidade do Domínio através do link enviado por e-mail para o endereço de e-mail de validação seleccionado ou utilizando um dos métodos de validação alternativos.

Instalar Certificado SSL

Instale o Certificado SSL na sua conta de alojamento seguindo o nosso guia: cPanel – Como instalar um Certificado SSL

O seu site estará agora acessível por HTTPS, pelo que bastará que toda a informação do mesmo seja carregada por https:// de forma a que o mesmo seja apresentado como seguro em qualquer browser.